Alunos do EJA recebem livros didáticos a partir de 2011

28/09/2010 10:46:34 - Jornalista: Assessoria Educação

A Educação de Jovens e Adultos de Macaé (EJA) deu um salto positivo. O município foi um dos únicos escolhidos no estado do Rio de Janeiro para receber, a partir do mês de janeiro de 2011, livros específicos para o ensino da EJA dos 2.619 alunos que, em sua maior parte trabalhador, não concluíram a escolaridade na idade “regular”, pois em determinado momento de suas vidas foram excluídos da unidade escolar.

Macaé é o município do Estado do Rio com maior número de alunos matriculado nas turmas de Educação de Jovens e Adultos. A informação da distribuição dos livros didáticos dos alunos foi anunciada no Fórum Permanente da EJA, que é realizado mensalmente na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).

Os livros escolhidos das editoras Ibep e Ática são integrados e voltados para formação do cidadão, além da reflexão e vivência em sociedade. Os livros vão abranger conteúdos integrados e direcionados ao dia-a-dia dos estudantes são: Língua Portuguesa, História, Geografia, Inglês, Ciências e Artes.

Hoje, a rede municipal de ensino conta com 30 pólos da EJA. Conforme o levantamento da Secretaria de Educação de Macaé (Semed), o número de alunos da EJA tem aumentado, mas a boa notícia é que a maior parte dos alunos está prestando vestibular e sendo aprovada em faculdades públicas e privadas da região.

De acordo com prefeita em exercício, Marilena Garcia, há uma demanda considerável de alunos em busca da EJA para obter a formação em virtude do mercado de trabalho cada vez mais seletivo. “Não podemos perder de vista que a educação, além de um direito, é uma chave para o exercício da cidadania e para participação na sociedade”, destaca.

Para a secretária de Educação em exercício, Gelda Tavares, um dos destaques é que os alunos da EJA terão acesso a conteúdos específicos de acordo com sua realidade, o que contribui com o processo ensino-aprendizagem e permite que o ensino fique mais prazeroso.

De acordo com a coordenadora da EJA, Leila Clemente, esta é uma ação consolidada pela Semed que sempre teve como proposta que os alunos e professores têm assegurados a distribuição de material didático-pedagógico como livros e dicionários, referentes às especificidades e faixa de idade.

A EJA em Macaé foi regulamentada em 26 de setembro de 2003, através da deliberação 001-2003, que fixa as normas para o funcionamento da Educação de Jovens e Adultos, nos ensinos fundamental e médio.
Propostas- As ações da prefeitura para a Educação de Jovens e Adultos são garanti
r a continuidade de estudos aos alunos, que frequentam as classes da EJA, articular junto ao Sistema Municipal de Ensino a ampliação da oferta dos cursos, ou seja, implementar o curso em localidades mais distantes, onde ainda não funciona o ensino.