Alunos dos cursos da Prefeitura fazem visita técnica à Gráfica Silva Santos

25/03/2009 09:34:33 - Jornalista: Grazielle de Marco

Foto: Divulgação

Os estudantes que participaram da visita, aprovaram a aula prática

Parte importante dos cursos do Centro de Educação Tecnológica e Profissional da Secretaria de Educação são as aulas práticas, que ensinam os alunos a vivenciar o aprendido. Na terça-feira (24), os alunos do curso de Assistente de Materiais fizeram visita técnica à Gráfica Silva Santos, onde puderam verificar o sistema de controle de estoque e possíveis problemas durante a impressão.

De acordo com Luis Fernando Seroa, instrutor dos cursos, o assistente de materiais precisa, em seu dia-a-dia profissional, cuidar da armazenagem, movimentação, logística e distribuição, planejamento e controle de materiais. “Para isso é essencial a visão financeira dos estoques para a tomada de decisão nas empresas, principalmente em momentos de crise como a que se instalou no país e no mundo nos últimos meses”, explicou.
Para Seroa, o profissional de Assistente de Materiais tem participação fundamental no planejamento estratégico das empresas públicas e privadas. “Essa visita ajudou a mostrar na prática, como funciona uma empresa, e como são controlados riscos e perdas durante o processo de produção. Todas as etapas são realizadas com o controle do estoque, e isso é uma informação importante para o estudante que pretendem seguir essa atividade profissional”, completou.
Os estudantes que participaram da visita, aprovaram a aula. “Gostei muito. Já trabalhei em uma fábrica de velas e tinha noção de como é feito esse processo. Mas achei interessante ver como é realizado em empresas de outros segmentos”, comentou Gilmara Machado Gomes. Já a aluna Josimeire dos Santos Silva gostou da novidade. “Nunca tinha visto como é o processo de produção de uma gráfica e todo o trabalho que envolve, desde o armazenamento de papel e tinta até a impressão e corte. Achei interessante e vai ajudar muito porque pudemos ver na prática o que aprendemos na aula”, disse.

- Também realizarão visitas os alunos do curso de Almoxarifado. As qualificações fazem parte do Projeto Petrobras Qualificação Profissional de Jovens e Adultos do Programa de Desenvolvimento Social de Macaé e Região (Prodesmar), do qual o Centro de Educação Tecnológica e Profissional é executor. O projeto consiste na implantação, ao longo de um ano e meio, de 54 cursos de capacitação profissional não diretamente ligados à indústria do petróleo com 5.740 vagas para moradores de área de alto risco social - informou a secretária municipal de Educação, Marilena Garcia, ressaltando o empenho do governo Riverton Mussi em oferecer oportunidade de qualificação gratuita para todos.

Inscrições abertas

As pessoas que tiverem interesse em se inscrever nos cursos do Centro de Qualificação Profissional, devem se dirigir ao Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante, localizado na Rua Alfredo Backer, 363, Centro, (Rua do Corpo de Bombeiros), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. É preciso ter, no mínimo, 16 anos e levar cópias dos comprovantes de escolaridade (ensino médio ou fundamental); comprovante de residência; identidade; CPF e título de eleitor e uma foto 3x4.

Estão abertas as inscrições para os cursos de Almoxarifado, Autocad básico, Autocad intermediário, Auxiliar Administrativo Informatizado, Espanhol Básico, Espanhol Intermediário, Informática para adultos, inglês intermediário, Primeiros Socorros, Recepcionista para Hotéis e Pousadas, Secretária e Webdesigner.