Alunos elogiam projeto Fábrica de Cidadania

15/07/2010 12:08:15 - Jornalista: Grazielle de Marco

Foto: Grazielle de Marco

Curso de Montagem e Manutenção de Computadores

Em um clima de festa e descontração, foi realizada, na quarta-feira (14), a formatura de mais três turmas do curso gratuito de Montagem e Manutenção de Computadores, oferecido pela Secretaria de ciência e Tecnologia, através da Fábrica de Cidadania. Logo após a entrega dos certificados, o aluno Edilson de Carvalho Araújo contou como o projeto modificou a sua vida.

- Desde a primeira aula do curso, quando vi os vídeos sobre o lixo e a falta de cidadania, mudei minha visão sobre as coisas, e, me fez educar melhor minha filha. As aulas teóricas do curso foram fundamentais, e as práticas ótimas. Eu não sabia absolutamente nada de informática. Hoje, esse certificado tem um valor sentimental e moral muito grande para mim, disse, emocionando colegas e instrutores.

O coordenador da Fábrica, José Vicente Rodrigues, que representou o secretário de Ciência e Tecnologia, Guto Garcia, ressaltou que a grande recompensa é ver o rosto contente dos alunos ao receberem os seus certificados. “É por isso que estamos aqui. E devemos agradecer, em primeiro lugar, ao prefeito Riverton Mussi que aposta na ideia de que só com inclusão digital há inclusão social; a secretária de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, nossa mentora, que iniciou esse trabalho no Cervi, antes mesmo do Programa Macaé Inteligente existir; e ao secretário de Ciência e Tecnologia, Guto Garcia, que tornou tudo isso possível”.

O coordenador lembrou ainda que os alunos que tiverem obtido notas iguais ou superiores a oito poderão se candidatar ao estágio voluntário. “Nossos monitores iniciaram assim e amanhã vocês também poderão estar trabalhando conosco”, comentou.
Cursos de Educação a Distância

Durante a cerimônia de entrega dos certificados, os estudantes também foram convidados a se inscrever nos Cursos de Qualificação a Distância, que estão sendo oferecidos pela prefeitura, através de uma parceria entre as secretarias de Ciência e Tecnologia e de Educação. No total, são 40 cursos, apenas na primeira fase, que serão retransmitidos pela internet. Os interessados devem procurar uma das lan houses públicas do município ou a Lan House Itinerante, que ficará na Praça Veríssimo de Melo, até o final de julho. Os cartões da primeira fase serão entregue dia 20 de julho pelo prefeito Riverton Mussi.