Alunos se preparam para Mostra Nacional de Robótica

14/04/2016 11:27:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Bruno Campos

Macaé se consolida como cidade da inovação, conhecimento e tecnologia

Reconhecidos como jovens cientistas, quatro estudantes de Macaé contemplados com a bolsa de Iniciação Científica Júnior (ICJ) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) se dedicam para participar da Mostra Nacional de Robótica (MNR). A programação científica está prevista para acontecer entre os dias 8 e 12 de outubro, em Recife (PE).

Os integrantes do programa #inovareaprender, com ênfase na robótica, são Sérgio Carlos Santos da Silva e Lucas Monteiro Villela, alunos do Colégio Aplicação (CAp) vinculado à Fundação Educacional de Macaé (Funemac). Claudiane Abreu de Mendonça e Thiago Rangel da Silva, da unidade municipal Natálio Salvador Antunes, da equipe Serratec (Córrego do Ouro), também são membros.

Pensando no futuro, os jovens que fazem parte da lista de 70 alunos selecionados na última Mostra Nacional de Robótica (MNR), promovida no final de 2015, em Uberlândia (MG), atuam à frente de projetos desafiadores.

- Com a participação da rede municipal, a intenção é fortalecer Macaé como cidade da inovação, conhecimento e tecnologia. A meta é despertar ainda mais a vocação científica e incentivar talento - ressaltou a secretária de Educação, Marilena Garcia.

Com o recebimento da bolsa do CNPq com vigência de um ano, os alunos investem em atividades e cursos para o futuro. Entre eles está a moradora do Frade, Claudiane Abreu de Mendonça. A única representante do sexo feminino do grupo está trabalhando no projeto “Robô de resgate para identificação de vítimas de acidentes, que estão em locais de difícil acesso”.

- Amo estudar. Estou me dedicando ao segundo ano do Ensino Médio e ao trabalho, que visa resgatar trabalhadores com o uso de robôs que possam verificar questões como coletes - observou a menina, que deseja ingressar na faculdade de Engenharia Mecânica.

Lucas Monteiro teve a iniciativa de elaborar um drone específico capaz de voar e nadar. “Quero cursar Engenharia. Mas antes disso também vou estudar Eletromecânica. Amo a área da tecnologia. Me encontrei na robótica. Fiz amigos e estou mais disciplinado”, comentou o aluno do Colégio Aplicação, que conta com atuação da professora Fabiana Leal.

Com 16 anos, o estudante do 2º ano do CAp, Sérgio Carlos Santos da Silva, mostra dedicação na pesquisa. “Estou muito focado neste tema e quero representar da melhor forma nosso município”, explicou o bolsista do CNPq, que deseja realizar curso técnico de Mecânica e faculdade de Engenharia da mesma área.

Para a coordenadora de Projetos Especiais e responsável pela robótica, Luemy Ávilla, os pesquisadores não estão apenas se dedicando às pesquisas na área offshore, mas em segmentos como educação, saúde e agrícola.

Premiação - Além do destaque em todo o país, os trabalhos científicos que forem selecionados na mostra receberão viagens, publicação das pesquisas e artigos em revista e participação em cursos em universidades.


Fotos Relacionadas