Ambulatório da Agrape beneficia mais de 400 cães e gatos

22/10/2008 14:59:23 - Jornalista: Lourdes Acosta

Ambulatório veterinário realiza mais de 400 consultas gratuitas por mês. Trata-se do atendimento feito pela Fundação Agropecuária de Abastecimento e Pesca (Agrape) da prefeitura de Macaé, a uma clientela formada por cães e gatos moradores da Barra de Macaé e adjacências, cujos proprietários sejam pessoas de baixa renda.

No ambulatório, localizado no prédio da Agrape, os cães e gatos são consultados, recebendo curativos e encaminhamentos caso seja detectado algum tipo de zoonose. Seus proprietários são alertados sobre os cuidados básicos que se deve ter com os pequenos animais domésticos. Outro serviço disponibilizado pelo ambulatório é a vacina anti-rábica.

- Nós dispomos de três médicos veterinários que atendem todos os dias das 8h às 12h e de 13h às 17h, nos dias úteis e quando eles detectam zoonoses nos pequenos pacientes, como a leptospirose - bactéria que afeta seres humanos e animais e que pode ser fatal, ou a esporotricose – doença provocada pela arranhadura ou mordedura de um gato contaminado, encaminham para o Centro de Controle de Zoonoses, informou o superintendente veterinário da Fundação, Alexandre Oliveira, completando que, em caso de contaminação nas pessoas, estas são encaminhadas ao setor de epidemiologia da secretaria Especial de Saúde (Semusa).

A veterinária responsável pelo ambulatório, Maria Virgínia de Senna Barçante, tem recomendado sempre a visita desses animais de pequeno porte ao veterinário pelo menos uma vez por ano. Em sua consulta de rotina, além de examinar os cães e gatos ela orienta os donos sobre o tipo de alimentação, higiene e de vermifugação.

Alimentação e higienização - Na consulta a dois gatinhos de propriedade da enfermeira Dina Souza Dias, moradora do Parque Aeroporto, ela aconselhou a ingestão de papinhas de frango ou de carne com macarrão e ração específica para gatos, pouco leite e água. Na questão da higiene dos filhotes recém-nascidos que são órfãos, a veterinária instruiu para que a proprietária faça a limpeza das partes íntimas com algodão embebido em água morna. “Normalmente a gata-mãe faz a limpeza dos seus filhotes, mas quando eles são órfãos é necessária a intervenção do seu dono”, disse.

Outra recomendação da médica veterinária é quanto a vermifugação dos animais domésticos. Segundo ela, a primeira dose deve ser dada com 30 dias de nascido. Depois, o vermífugo deve ser repetido a cada quatro ou seis meses, dependendo da situação de cada animal.

Vacinas – A veterinária chama a atenção para as vacinas que são importantes como a anti-rábica que o ambulatório oferece para cães e gatos fora do período de campanha. Ela esclarece que há outras vacinas indicadas, mas que a Agrape não fornece. Quando filhote, o cão deve tomar além da anti-rábica, três doses da octupla – que funciona contra as doenças cinomose, parvovirose, leptospirose, paranifluenza, hepatite, coronavirose e adenovirus tipo dois. Esta vacina deve ser dada para o cão adulto uma vez por ano.

Para os gatos, além da anti-rábica, deve ser injetada a vacina quádrupla felina – cálicivirose, clamídea, rinotraqueite e panleucopenia felina.

Na opinião de Dina Dias o atendimento é muito bom. Ela tem indicado o atendimento ambulatorial às pessoas que possuem seus animais de estimação. “Sempre indico a consulta deste ambulatório, pois além de ser boa, a médica tem um carinho especial no trato com nossos animais. Gostaria que houvesse uma campanha educativa junto à população para que haja mais esterilização dos animais domésticos e a não proliferação de cães e gatos de rua”, ressaltou.