Amigos do riso animam enfermarias no HPM

04/12/2007 13:02:50 - Jornalista: Leonardo Cosendey

Os internos das enfermarias pediátrica e masculina do Hospital Público Municipal de Macaé (HPM) tiveram uma tarde diferente na sexta feira (30). O grupo de palhaços Amigos do Riso esteve na instituição para alegrar os pacientes como forma de tentar tornar sua estada no hospital um pouco mais leve.

Levando balões, brinquedos, pintura facial e muito bom-humor, os três palhaços fizeram a festa de crianças como Tatiana Grande, de 12 anos. “Foi muito legal. Gostei muito deles”, disse ela, que já tinha visto apresentação de um grupo semelhante no Hospital da Lagoa, no Rio de Janeiro.

Os adultos também aprovaram. Lúcia Almeida, mãe do pequeno João, de dez anos, fotografava o menino e conversava com os palhaços. “Sua irmã vai ficar com inveja”, disse para o filho, em tom de brincadeira. Até os funcionários, curiosos com a movimentação, acabavam envolvidos nas apresentações do grupo.

Palhaçadas para manter a saúde

– O bom-humor ajuda o organismo. Estando feliz, uma criança pode receber alta mais cedo do que se não estivesse – diz o gaúcho Cristiano Wendel, líder do grupo, há oito anos fazendo este tipo de trabalho e integrante dos Amigos do Riso desde 2003. Seu irmão Roberto, no grupo desde o início deste ano, cita como inspiração para o grupo o filme “Patch Adams”, com Robin Williams, que conta a história de um médico que usa o humor para tratar de seus pacientes.

Genylson Souza, o terceiro integrante, também juntou-se ao grupo neste ano: “Sou paraense e decidi me juntar a eles quando fizeram uma apresentação em São Luís, no Maranhão. É gratificante podermos levar um pouco de colorido ao hospital; é tudo tão branquinho”, diz.

Além de se apresentarem em instituições como hospitais e asilos, os Amigos do Riso também fazem animação de festas e eventos. “Trabalhamos principalmente com crianças, mas estamos prontos para tudo. Adoramos novos desafios”, afirma Cristiano.