Amor e respeito: Alan Rocha é Jesus na Paixão de Cristo a partir desta noite

28/03/2024 08:00:00 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Rui Porto Filho

Apresentações acontecem esta semana entre os dias 28 a 31

Transmitir uma mensagem de amor e respeito ao próximo. Essa é a missão do ator Alan Rocha, que assume a partir desta noite (quinta, 28) o papel de Jesus na Paixão de Cristo, que acontece às 20 horas em palco montado ao ar livre, na orla da Praia de Imbetiba com texto de Benjamim Santos e direção de Ginaldo de Souza. O coral ‘In Canto’ abre a programação às 18h30.

E a incumbência foi definida pelo próprio ator.


"A mensagem que quero transmitir ao interpretar esse personagem é a importância do amor e respeito. Jesus esteve ao lado de tantas pessoas, de todos os tipos e condições, e demonstrou um profundo respeito e amor por cada uma delas. É isso que precisamos trazer para a nossa vida cotidiana", compartilha Alan.

Com sua interpretação, o ator conta que busca inspirar o público a amar cada vez mais o próximo e a valorizar e respeitar as diferenças raciais, sociais e religiosas que existem entre as pessoas. O ator ressalta que a experiência de interpretar Jesus na Paixão de Cristo é uma oportunidade de refletir sobre a importância desses valores para a convivência harmoniosa entre as pessoas.
O secretário de Cultura, Leandro Mussi, convida a todos para a encenação.


“Esperamos todos para celebrarmos juntos a arte e a cultura. A encenação da Paixão de Cristo é uma oportunidade para valorizar os talentos e promover a integração da comunidade, envolvendo diversos grupos, como o Sentrinho, que vem com 30 participantes – comenta o secretário de Cultura, Leandro Mussi.

Setenta artistas atuam na encenação
Setenta artistas participam da narrativa, incluindo, além dos integrantes da Escola Sentrinho, atores formados pela Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart) e alunos.

O ator Alan Rocha expressa um pouco sobre os desafios que enfrentou para dar vida ao personagem. “Mais do que desafio foi um prêmio. Mas um desafio foi trazer a linguagem para a compreensão do público porque o texto tem uma escrita diferente da atualidade. Buscamos transmitir a mensagem de Jesus, trazendo a linguagem para que fosse compreensível para todos”, enaltece.

Além disso, o ator enfrentou outro desafio em relação à concepção do personagem de Jesus. “O diretor (Ginaldo de Souza) optou por retratá-lo como alguém que estava meio que sozinho, pois já tinha conhecimento da missão que tinha pela frente”, realça, pontuando que essa ideia buscava transmitir o sentimento de solidão vivenciado por Jesus durante sua jornada.

"Para mim, isso foi desafiador, pois sou uma pessoa que gosta de interagir, de estar próximo e de tocar meus colegas de elenco. No entanto, encarei esse desafio de forma positiva e foi gratificante", salienta Alan.

Entre quinta-feira e sábado (28 a 30), às 18h30, o público poderá conferir a apresentação do coral Incanto. Já no domingo de Páscoa, a atividade começa mais cedo, às 17h, com missa campal com o Bispo Dom Luiz Antônio, da Diocese de Nova Friburgo. Às 18h30, acontecerá mais uma apresentação do coral. A encenação da Paixão de Cristo em todos os dias está marcada para às 20 horas.

Diversas secretarias e forças de segurança participam da estrutura do evento. A segurança está garantida com a presença de agentes da Guarda Municipal e Policiais Militares, além de viaturas. A Secretaria de Saúde também montou um esquema especial com ambulância e equipe técnica. A Secretaria de Mobilidade Urbana cuida da segurança viária.