Aniversário da Télio Barreto une música e literatura

30/04/2015 14:08:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Maurício Porão

Incentivar manifestações culturais como identidade municipal é meta do governo

A convite do som da Orquestra da Escola de Artes Maria José Guedes (Emart), vinculada à Fundação Macaé de Cultura (FMC), a estudante do Ensino Médio, Danthiele Silva, 17 anos, entrou pela primeira vez em uma biblioteca. Ela passava em frente à Biblioteca Municipal Dr. Télio Barreto, no momento da comemoração do 74º aniversário da instituição, realizada de maneira inédita, com um concerto sinfônico. A regente e professora, Thais Muniz, ao ser informada da reação do público ao projeto, emocionada, frisou: "Música e literatura se vinculam e precisam caminhar juntas".

A maestrina disse ainda que, principalmente por se tratar de uma orquestra formada por estudantes, o grupo tem esse papel formador. A Orquestra-Escola, como está sendo conhecida, fez sua estreia em dezembro de 2014 e agora já está consolidada para integrar os projetos do município. Entre outras agendas para este mês, está a apresentação, no feriado desta sexta-feira, 1o, Dia do Trabalhador, às 11h, na Praça Veríssimo de Melo. Fora isso, o coordenador das cinco bibliotecas municipais, Marcos Leal, confirmou o convite aos músicos para concertos sinfônicos nas unidades dos distritos de Glicério, no final de maio, e Sana, em junho. Na programação também vão estar exposições de poemas e de ikebanas, a arte japonesa de arranjos florais.

- Achei maravilhoso. Estava passando pela calçada e tive que entrar. Nunca tinha assistido e fiquei encantada. Então, vou aproveitar para conhecer a biblioteca. Pode ser que me torne frequentadora, porque gostei bastante deste ambiente - disse a estudante, Danthiele.

A bibliotecária responsável pelo acervo público municipal, há 25 anos, Juçara Pereira, disse que é esse o objetivo. "É justamente esta a nossa intenção, abrir as portas das bibliotecas, passar uma nova visão, proporcionar um espaço de convívio e de manifestações culturais diversas. Este dia foi gratificante para toda a nossa equipe", pontuou.

Estiveram presentes as equipes da biblioteca e da Escola de Artes Maria José Guedes, incluindo seu diretor, Bruno Py. O público teve a oportunidade de apreciar, na abertura, Patapio Silva e Schinichi Suzukie. Em seguida, Thais Muniz apresentou, de forma didática, os instrumentos: piano elétrico, violoncelo, contrabaixo, trombone, trompete, trompa, tuba e as flautas. Já o violino foi mostrado depois da audição dos clássicos do cinema, em um solo. Após aplaudir de pé a apresentação, o público recebeu ikebanas dos organizadores do evento.



Biblioteca Dr. Télio Barreto

A Biblioteca Municipal Dr. Télio Barreto está localizada na rua que leva o nome de seu patrono, no 420, Centro. O local, que fica aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 9h às 13h, possui total acessibilidade, espaço infantil com brinquedoteca e cinco estandes para estudo reservado. Além dos empréstimos de livros, a biblioteca tem um "Clube de Leitura". Uma vez por mês, ela se torna ponto de encontro de pessoas que gostam de debater ideias pessoalmente e compartilhar conhecimentos. Os interessados precisam se inscrever pelo e-mail thkrausp@hotmail.com.