Áreas ambiental e econômica do município estarão presentes na Brasil Offshore

15/06/2009 10:01:34 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: Arquivo Secom

IMMT estará presente na feira

Macaé está em clima de contagem regressiva por conta da Brasil Offshore - Feira e Conferência da Indústria Offshore de petróleo e gás, que começa nesta terça-feira (16), no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro). Durante os quatro dias de evento, o município vai apresentar as suas ações econômicas, ambientais e também as novidades na área de metrologia.

No estande da Prefeitura estarão as secretarias de Meio Ambiente e Urbanismo (Semmaurb), de Desenvolvimento Econômico e o Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia. Além disso, outras secretarias municipais estarão apresentando suas ações e projetos desenvolvidos, no stand de 36 metros quadrados do Espaço S.A. Socioambiental.

Licenciamentos – A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo vai apresentar programas que estão seguindo o caminho da sustentabilidade e que visam minimizar possíveis impactos ambientais, desenvolvendo estratégias para disseminar a consciência ambiental junto ao público visitante do evento. Um deles é o licenciamento ambiental e outro é a licença para projetos urbanos ou edificações, por suas importâncias para o futuro da Região.

O secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Maxwell Vaz, explicou que o Licenciamento Ambiental é o procedimento de análise de projetos de empreendimentos, considerando as disposições legais relativas ao meio ambiente, a fim de que a Prefeitura conceda a respectiva Licença. Ele revelou também a importância da licença urbanística para uma cidade que cresce vertiginosamente como Macaé.

- A área urbana do município precisa ser coordenada. Por isso, as atividades relativas ao desenvolvimento do espaço urbano devem ser planejadas e analisadas. Para que haja o parcelamento do solo (desmembramento, remembramento, loteamento, condomínio, vila, etc.) é necessária a consulta prévia para a instalação do empreendimento, aprovação do projeto, o habite-se, fiscalização urbana e os projetos de interesse social, entre outros – disse.

Outros projetos ambientais que estão sendo desenvolvidos pela Semmaurb serão colocados no Espaço S.A., que ficará localizado no anexo ao lado esquerdo do pavilhão principal numa área privilegiada onde governos, universidades, empresas e Ong`s apresentarão suas propostas para um mundo sustentável e para a adoção de práticas ecológicas e socioambientais.

Projetos econômicos - Apesar da crise mundial em diversos setores da economia, o cenário da Bacia de Campos, de acordo com especialistas do setor, se apresenta promissor para os próximos anos. A análise é do secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Clinton Santos.

- Mais de 19 poços de petróleo foram descobertos na região e comunicados à Agência Nacional do Petróleo (ANP), mas que ainda não foram determinadas a sua produção. Isso nos leva a crer que ainda não atingimos o pico de produção, isso sem considerarmos o pré-sal que já está em andamento, com estudos sísmicos nos próximos anos, pela Petrobras, com possibilidades de mapeamento de novas descobertas - observa Santos, animado com a perspectiva do desenvolvimento econômico regional.

O Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia, por sua vez, irá mostrar através de seus técnicos, ações de medição preventiva e monitoramento das substâncias que chegam ao ar, a terra, à água e têm influência direta no cotidiano da população.