Aroeira já tem o seu PSF

04/07/2008 18:56:19 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Dentro da proposta de ampliação do Programa Saúde da Família (PSF), o prefeito de Macaé, Riverton Mussi, iniciou nesta sexta-feira (04) a primeira de três inaugurações de novas unidades. A primeira comunidade contemplada foi a do bairro Aroeira. O bairro Lagomar – que já conta com um PSF – e os moradores da Vila Badejo, Novo Eldorado e Recanto da Paz vão ganhar novas unidades Além da área de saúde, a prefeitura realizará ao longo do mês diversas outras inaugurações.

Representando o presidente da Associação de Moradores do bairro, o diretor de esportes da entidade Carlos César da Silva disse que a prefeitura estava tornado realidade um antigo sonho da comunidade. “A unidade será de grande valia, com a saúde mais próxima da população. A Aroeira é um bairro com muitos moradores e o espaço que tínhamos estava ficando pequeno. Agora, será mais fácil”, avaliou.

O secretário Especial de Saúde, Luiz da Penha, ressaltou que com as novas inaugurações das unidades do PSF da Aroeira e Vila Badejo, que acontecerá em breve, o governo municipal cumpre a sua promessa de campanha em ter 70% da população coberta pelo programa. “É uma satisfação ver mais esta realização de grande importância para a população”, disse.

Durante a solenidade de inauguração, o prefeito falou dos investimentos que o município vem fazendo na área da saúde, não só na atenção básica com a ampliação dos serviços das Unidades Básicas e PSFs, mas também no atendimento de alta complexidade com a realização de cirurgias cardíacas, cateterismo, cirurgias ortopédicas, entre outras.

- Para manter o atendimento das pessoas que são assistidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a prefeitura disponibiliza uma verba no valor de R$ 3 milhões por ano para a Casa de Caridade. Já o Hospital Público Municipal (HPM), que é uma unidade de porta aberta que atende pessoas de todas as regiões tem um custo anual de R$ 65 milhões -, lembrou.

O prefeito lembrou ainda que está em fase inicial de construção, o Restaurante Popular, mais uma parceria entre os governos municipal e federal. O restaurante funcionará no bairro Aroeira e atenderá uma média de 1500 pessoas por dia.

Entre as obras anunciadas, pelo prefeito estão a conclusão do Pronto Socorro Pediátrico, que receberá o nome do pediatra José Paulo de Mendonça. A atual sede da unidade de emergências pediátricas voltará a abrigar o Hospital Madre Tereza de Calcutá, de atendimento aos idosos.

Ainda na área, de saúde a prefeitura em parceria com o Governo Federal irá implantar no município o projeto Farmácia Popular do Brasil, que funcionará anexa a nova sede do PSF dos Cajueiros.

Atendendo à população serrana, que hoje conta uma bem estruturada rede de saúde, a prefeitura irá inaugura o centro cirúrgico do Hospital Público da Serra. Já na área de infra-estrutura e urbanização serão entregues a comunidade as obras da praça do bairro Mirante da Lagoa, praça e urbanização do Village Park, restauração da Igreja de Santana.

Também será iniciado no bairro do Morro do Lazaredo o projeto Bairro Feliz, que prevê a revitalização das casas, pavimentação das ruas, construção de redes de esgoto e pluvial, nova iluminação e padronização das calçadas.

Também participaram da inauguração os vereadores Francisco Machado, Marilena Garcia e Maxwell Vaz, o coordenador do PSF, Edílson Simões, o secretário Executivo de Saúde, Paulo Seady, entre outras autoridades.