Art Luz leva beleza e empolgação à comunidade da Fronteira

17/12/2007 17:40:28 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Cerca de 450 alunos de teatro, dança de rua, jazz, balé, canto, capoeira, maculelê e caratê levaram beleza e empolgação à comunidade da Fronteira. Foi o projeto Art Luz, do núcleo do sindicato dos servidores municipais, mostrado a mais de 500 pessoas. O local do evento foi o Ciep 371, Barra de Macaé. As apresentações aconteceram entre 18h e 21h, de sexta-feira (14).

Segundo a professora de jazz Cristine Barreto Ximenes, que ministra dança para 80 crianças e adolescentes, com idades entre oito e 18 anos, na Fronteira, o trabalho é gratificante. “Vejo o desenvolvimento físico e a nível de inclusão social, havendo ialunos que se tornaram destaque”, conta.

Um caso de entrosamento com o estilo (jazz) acontece com Tuane Custódio, 17 anos. Ela pretende seguir carreira na esfera da dança e quer ser professora de jazz. Além disso, o Art Luz a ajudou em seus estudos, tendo influenciado significativamente sua escolha profissional. “Minha família sempre me apoiou durante meu aprendizado no projeto”, afirmou.

As apresentações de jazz foram: Retrô (jazz juvenil), peça apresentada por Tuane; Nega Maluca (jazz infantil); Marinheira (jazz juvenil), que tirou o terceiro lugar no 8º Festival de Dança de Rio das Ostras, e O Melhor Forró do Mundo (jazz infantil).

A secretaria Especial de Cultura, Esporte e Turismo administra o projeto Art Luz, que tem cerca de 1,5 mil alunos das mais diversas atividades culturais, distribuídos em seis núcleos da cidade (Fronteira, Malvinas, Aroeira, Morro de Sant’Anna e Parque Aeroporto) e tem um na região serrana (Sana). No parque Aeroporto são dois núcleos.