Art Luz quer disseminar hábito de leitura infantil na periferia

11/08/2009 14:25:56 - Jornalista: Alexandre Bordalo*

Foto: Bruno Campos

Programa está fazendo arrecadação de livros

Ampliar a criatividade e desenvolver o imaginário das crianças da periferia é o objetivo do projeto de disseminação da leitura que o programa Art Luz, da Fundação Macaé de Cultura está promovendo. A primeira parte do projeto consiste em abrir sala de leitura no núcleo Malvinas, a partir do próximo mês.

Para isso, a coordenação do Art Luz está realizando campanha com a finalidade de obter livros infantis e infanto-juvenis. Quem quiser colaborar doando um livro pode entrar em contato pelo telefone 2762-9610. “Já conseguimos obras literárias de autores como Lygia Bojunga e Ana Clara Machado (infantis) e universais para a juventude como Jorge Amado, Graciliano Ramos e Machado de Assis”, conta a diretora geral do programa, Ângela Terra.

A meta do Art Luz é que todos os demais núcleos, Fronteira, Morro de Sant’Anna, Morro de São Jorge, Parque Aeroporto e o Sana, também tenham a sua sala de leitura. Isso beneficiará diretamente crianças e adolescentes que são alunos das mais variadas expressões artísticas e esportivas como, por exemplo, hip hop, caratê, canto, capoeira, pintura em tela, grafite e outras.

De acordo com a presidente da Fundação Macaé de Cultura e secretária de Cultura, Sheila Polly, esta é uma iniciativa que será de grande importância para as crianças, pois a leitura dinâmica e descontraída é uma das melhores formas de adquirir informações.

- Na Fronteira, a professora de teatro Felícia Paes já está trabalhando com literatura através da adaptação do livro “O Homem que Roubava Horas”, de Daniel Munduruku, para que seus alunos interpretem encenação teatral, exemplifica Ângela.

Ela pontua também que é meta do Art Luz a promoção de mecanismos pelos quais aconteça maior intimidade dos alunos com os livros. Só no núcleo Malvinas, onde a sala de leitura será inaugurada em setembro, há cerca de 380 aprendizes de atividades como artesanato, ginástica (mulheres), jazz, grafite, teatro e outras.

Para a coordenadora executiva do programa Art Luz, Lúcia Pacheco, a criança da periferia tem muito pouco acesso ao mundo literário. “Nós do Art Luz, que já trabalhamos com diversas formas artísticas, pensamos que a literatura é fundamental para o desenvolvimento do universo infantil, já que promove a capacidade de criar, atuando na imaginação do nosso público”, explica.

- Até agora houve 147 doações. Entretanto, contamos com a colaboração de todos para enriquecer em termos literários as nossas comunidades, cujas famílias não são ricas, nem de classe média, completa Lúcia Pacheco. Os interessados em doar livros ainda podem dirigir-se ao quinto andar do Centro Macaé de Cultura ou nos telefonar, caso seja necessário que busquemos muitos livros nas casas dos doadores.

*Colaborou Eloísa Seady