Artesãs do Espaço Arte-Mulher recebem oficina de gestão empresarial

15/07/2010 17:42:19 - Jornalista: Ana Paula Medeiros - estagiária

Foto: Kaná Manhães

Evento foi promovido pela secretaria de Políticas para as Mulheres em parceria com o Sebrae-RJ

A Prefeitura de Macaé, através da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) promoveu nesta quinta-feira (15), das 9h às 17h, na Casa de Espanha no bairro de Imbetiba, mais uma reunião do Projeto Dignidade, Ousadia e Maestria (DOM) com a elaboração de uma oficina de cooperativismo com a participação de 14 artesãs do Espaço Arte-Mulher.

A primeira oficina de gestão empreendedora foi conduzida pela consultora do Sebrae, Maria Bernadete, que passou orientações de como organizar, comprar e estocar todo o material utilizado para a confecção das peças. “O Sebrae proporciona essas oficinas para conduzir e aperfeiçoar o trabalho dessas profissionais. Nosso foco é tirar o assistencialismo e torná-las autossustentáveis, com uma profissão que elas possam sobreviver com a renda obtida”, destacou Maria Bernadete.

De acordo com a secretária Municipal de Políticas para as Mulheres, Vânia Deveza, a capacitação profissional das artesãs que já existiam na cidade é feita através de um trabalho de larga escala para que elas possam ter a própria renda e se autossustentarem com o artesanato. “Com as oficinas do Sebrae o grupo do Espaço Arte-Mulher recebe diversas orientações para que um dia as artesãs possam alcançar exposições maiores, tanto nacionais como internacionais”, explicou a secretária.

A artesã Elza Machado afirma que as instruções passadas pelos profissionais do Sebrae são motivadoras para o crescimento do grupo. “Aprendemos muito nas oficinas, temos um aprendizado que nos motiva a crescer profissionalmente” comentou. Já Edna conta que o objetivo do grupo é participar de feiras regionais e nacionais, mas que primeiro é preciso ter organização. “O grupo ficou mais fortalecido na arte e no artesanato e com as orientações passadas nas oficinas temos a chance de sermos reconhecidos em todo território nacional e até mesmo internacional”, comentou a artesã.

Vânia Deveza diz que toda linha de produção é passada para as artesãs através dos profissionais altamente qualificados do Sebrae. “As oficinas são ações contínuas com o objetivo de aprimorar o artesanato criando uma identidade para o artesanato local, proporcionado a autossustentabilidade e dando acesso ao mercado para as profissionais da cidade”, finaliza.

Na próxima semana a oficina acontece na sexta-feira, dia 23, com a aula ministrada pelo consultor de designer e artesanato do Sebrae, Cocco Barçante, que leva às Artesãs do Espaço Arte-Mulher novos conceitos de criação para marcar a identidade regional.