Aspas convida para chá beneficente

24/08/2010 16:19:51 - Jornalista: Monica Torres

A Associação de Parentes, Amigos e Usuários da Saúde Mental de Macaé (Aspas), em parceria com o Programa de Saúde Mental do município, promove no próximo dia 11 de setembro um Chá Beneficente, na Lyra dos Conspiradores, na Rua do Sacramento, s/n, no bairro Imbetiba, a partir das 16h.

A colaboradora da instituição, a psicóloga Regina Célia Nunes, informa que o objetivo desses encontros sociais promovidos pela Aspas é de reunir usuários e parentes do programa de saúde mental do município, além dos próprios profissionais e população em geral:

- A entrada vai custar cinco reais e as pessoas terão direito ao chá, biscoitos e bolos. Mas também será sorteada uma bicicleta. Esperamos a presença de todos. Vai ser muito divertido, venha participar, convida.

Ela ainda diz que a festa é para divulgar a Aspas e mostrar para a sociedade que todos gostam e tem direito de se divertir.

- Qualquer pessoa pode ser acometida de um transtorno, ninguém está livre disso. Independe de cor, raça, religião. Assim, o chá beneficente é para desmistificar a presença de um portador de doença mental em todos os espaços, inclusive uma festa.

A renda do evento será investida nos projetos da Associação, como os de geração de renda, oficinas de jardinagem, coral de música, pintura em tecido, oficina da cidadania, culinária, arranjos florais. Os convites estão sendo vendidos na própria Aspas, Rua Visconde de Quissamã, 482 – Centro.


O que é a Aspas

A Associação de Parentes, Amigos e Usuários da Saúde Mental de Macaé (Aspas) é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, com personalidade jurídica, considerada de utilidade pública, criada em 27 de janeiro de 2006. A Associação tem o objetivo de realizar a inclusão social de pessoas portadoras de transtorno mental e de seus familiares por meio de atividades sociais, culturais e de geração de trabalho e renda.

O surgimento da Aspas deve-se a articulação de profissionais da área com familiares e usuários da saúde mental de Macaé, como forma de apoio a essas pessoas. A Associação oferece oficinas para os usuários, como forma de inclusão social e geração de trabalho e renda.

Conheça algumas ações da Aspas:
Oficina de jardinagem: cultivo de plantas decorativas, condimentares e medicinais. Desenvolvimento de uma consciência ecológica, habilidade no manejo da terra, ocupação das horas ociosas e aproximação dos familiares ao grupo produtivo. Venda das plantas.

Oficina de culinária: vivenciar situações de um ambiente de trabalho por meio da elaboração de receitas e produtos, transferindo as habilidades desenvolvidas no grupo para situações do cotidiano e vendas dos produtos fabricados.

Grupo Loucos pela música: incentivar a socialização através do canto. Novos conhecimentos por meio de audições, exercícios vocálicos, participação em vários gêneros musicais, bem como apresentações junto à comunidade.
Excursão cultural: oportunidade de integração e relacionamento entre os usuários e familiares. São realizadas visitas a pontos culturais.

Chá beneficente: evento realizado para reintegrar os usuários e familiares à sociedade. Na ocasião, são oferecidos alimentos preparados pelos integrantes da ASPAS.

Diálogos em Saúde Mental: encontros mensais com a comunidade para discutir temas ligados a saúde mental.

Outras atividades: encontro de profissionais de Saúde Mental; curso de psicopatologia e farmacologia; pintura em tecido e em tela, customização de roupas.