Assistência Social e Peti promovem I Encontro de Pedagogia Social

27/08/2010 16:27:41 - Jornalista: Ana Paula Medeiros - estagiária

Foto: Kaná Manhães

Objetivo do encontro é a capacitação pedagógica dos profissionais

A secretaria municipal de Assistência Social (Semas) e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) organizaram nesta sexta-feira (27), das 9h às 16h30m, no auditório da Cidade Universitária o I Encontro de Pedagogia Social, para toda equipe técnica dos programas municipais sociais visando à melhoria das práticas profissionais dentro das comunidades.

O encontro conta com a participação dos mestres Francisco Carlos Gomes, diretor da Faculdade Pública Municipal Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS) e Débora Lacerda, apresentando os painéis: “A nova face do educador social” e “Inclusão como prática da política de assistência social”, marcada para as 14h30m. Entre uma palestra e outra acontece uma apresentação cultural com o grupo “Portadores de Alegria”.

O objetivo do encontro é promover a capacitação pedagógica de todos os profissionais que fazem parte dos projetos Nova Vida, ProJovem, Bolsa Família, Centro de Referência da Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Pro Vida Cidadã, Peti, dentre muitos outros promovidos pelo município com a proposta de propiciar ações socioeducativas e sociofamiliares nas comunidades.

Segundo a secretária de Assistência Social, Barbara Monteiro, a reunião deve reunir mais de 40 profissionais durante todo o dia. “A proposta do encontro traçada pelo Peti é oferecer uma capacitação constante das equipes que lidam com os programas sociais das comunidades, para que possamos juntos discutir e repensar nossas práticas pedagógicas”, explica Barbara.

O coordenador e pedagogo do Peti, Douglas Fontes, conta que o evento é uma grande oportunidade para os profissionais poderem discutir a questão da pedagogia social, promovendo a integração das equipes dentro das comunidades, através de uma formação continuada com o profissional. “O novo olhar do educador passará a ser um veículo de comunicação de construção de novos conhecimentos”, cita Douglas.

A pedagogia social significa pensar no desenvolvimento sadio de outras pessoas em suas condições sociais, com o desafio de torná-las construtivas para a sociedade, no convívio diário com outros cidadãos.


Fotos Relacionadas