Associarte e Macabaíba: opções artesanais para o Natal

05/12/2007 09:47:29 - Jornalista: Andréa Lisbôa

Dez artesãs da Associação Cultural e Social de Ofícios Manuais de Macaé (Associarte) abriram, nesta terça-feira (4), às 14h, seu Bazar de Natal, em uma das lojas da Galeria de Arte Hindemburgo Olive, no Centro Macaé de Cultura. A exposição acontece em frente à loja Macabaíba, que também oferece artesanato macaense. Ambas estão com boas opções de presentes e para decoração natalina.

A presidente da Associarte, Neide Santos Brito, que há dois anos fundou a entidade de utilidade pública, diz que está satisfeita por, pela primeira vez, expor no Centro Cultural de Macaé. “Quero fazer um convite à hotelaria para que divulgue essa exposição aos turistas e também chamar as empresas, porque aceitamos encomendas”, ressalta. Neide convida também donas-de-casa que produzam trabalhos artesanais e pessoas com necessidades especiais que queiram expor seus produtos. Nenhum percentual sobre a venda será cobrado. O objetivo da Associarte, com o apoio da Fundação Macaé de Cultura – órgão vinculado à secretaria Especial de Cultura, Esporte e Turismo - é gerar renda para os produtores, por meio de terapia com trabalhos manuais, e também a preservar o meio ambiente.

Cerca de 40 artesãos integram a associação, formada em sua maioria por mulheres. Nela, são oferecidos cursos de confecção de artesanato a partir de material reciclado como: garrafas pet, jornais, retalhos, papelão, sobras de madeira e, ainda, de corte e costura e crochê. Há também a opção de artesanato com fibras de bananeira, pelo voluntário Omar Peçanha. A Associarte, no ano passado forneceu 10 árvores de Natal de três metros de altura, confeccionadas com garrafas PET, para a Petrobras, entre outras encomendas. “Este ano, pretendemos atender a mais empresas e integrar novos artesãos macaenses”, completa Neide.