Associarte Macabaíba presente na Feira de Responsabilidade Social

19/05/2009 15:47:41 - Jornalista: Eloísa Seady

Foto: Kaná Manhães

Objetivo é impulsionar a comercialização e a valorização dos produtos artesanais

A Associarte Macabaíba, formada pelos artesãos macaenses, está expondo na II Feira de Responsabilidade Social que acontece até quinta-feira (21) no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho. A participaçãona feira está sendo organizada pela Subsecretaria de Cultura, através da Coordenação de Artesanato. O objetivo é impulsionar a comercialização e a valorização dos produtos artesanais.

- Responsabilidade Social é um dever de todos e não só do poder público. Um dos objetivos da subsecretaria de Cultura é promover a qualificação dos artesãos e orientá-los para a melhoria de seus produtos, como também dar visibilidade à classe. Espero que os empresários tenham um olhar especial para este segmento e que abram suas portas para receberam seus produtos, nem que seja por consignação, salienta o subsecretário, Ely Peron Frongilo.

A presidente da Associarte e coordenadora de Artesanato, Neide Santos Brito, declara que é o segundo ano que eles participam da feira.

- È uma oportunidade bem favorável, pois traz inúmeros benefícios, dentre eles o aumento da renda mensal dos artesãos, da visibilidade, e da auto estima, que por sinal é muito importante para eles. Isto além de propiciar parcerias com a empresas participantes, como a doação de materiais recicláveis e convites para outros eventos nas sedes das empresas, ressaltou.

Outro ponto que vale ressaltar é a motivação que é passada pelos artesãos para aqueles que não acreditam que possam vencer com seus próprios produtos. “A cada evento que participamos, logo em seguida temos adesões de novos artesãos, isto devido ao fato da propagação de aumento e renda e da certeza de que a cada dia mais outras possibilidades surgiram”, observa Neide.