Atenções se voltam para Brasil Offshore

06/05/2009 09:09:11 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Bruno Campos

A Brasil Offshore é realizada a cada dois anos, revezando com a Rio Oil & Gás, no Rio de Janeiro

O perigo da Gripe Suína – ou Gripe A (H1N1) – fez com que diversas delegações brasileiras cancelassem sua participação na Offshore Technology Conference (OTC), em Houston, Texas (EUA), que começou, na segunda e vai até quinta-feira (4 a 7) e é considerada a maior da indústria do petróleo mundial. As expectativas se voltam agora para a Brasil Offshore que ganha importância extra devido à doença que atinge vários países.

A OTC acontece anualmente, enquanto a Brasil Offshore é realizada a cada dois anos, revezando com a Rio Oil & Gás, na cidade do Rio de Janeiro. A 5ª edição da Brasil Offshore acontece entre os dias 16 e 19 de junho, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro).

O subsecretário de Governo de Macaé, Fernando Amorim, diz que a situação ainda é de prevenção e cuidados. “A rotina no México aos poucos está sendo retomada e, acreditamos, voltará ao normal, em breve. Devido a isso, a Brasil Offshore não deve ser afetada. O Brasil se apresenta como um mercado importante para as empresas investirem no setor de petróleo e gás: por ser um país barato para as empresas se estabelecerem e pelas perspectivas do pré-sal”, afirma Amorim que também é organizador, por parte da prefeitura, do evento.

Além da presença das secretarias municipais de Educação e de Desenvolvimento Econômico e subsecretaria de Trabalho e Renda e Comunicação Social no evento, a prefeitura terá efetiva participação do Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT), órgão vinculado à secretaria municipal de Ciência e Tecnologia. Em abril, o instituto recebeu acreditação da Rede Brasileira de Calibração (RBC/Inmetro) em quatro de seus laboratórios. A concessão foi atribuída pelo Inmetro e garante competência técnica, credibilidade e capacidade operacional do laboratório.

Petrobras

A Petrobras informa que devido ao aumento no número de casos da gripe, que pode representar potencial risco para a saúde dos viajantes, a estatal brasileira cancelou a ida de seus executivos e técnicos, inclusive do presidente, José Sérgio Gabrielli, a OTC. Toda a programação técnica será mostrada por representantes da Petrobras America. Desta forma, a estatal brasileira mantém sua participação no maior evento da indústria do petróleo mundial.

A Nicomex Logística Internacional divulgou em editorial que cancelou sua participação na OTC 2009. De acordo com a empresa, por causa desse fato a Brasil Offshore ganha importância extra. A Nicomex estará localizada no estande B-24 do Macaé Centro para receber clientes e apresentar seus serviços de logísticas de transporte de cargas para a indústria petrolífera.

- Todo ano o empresário brasileiro tem esses dois grandes momentos para suas trocas comerciais. Porém, infelizmente, em 2009, muitos terão apenas a Brasil Offshore, e daí a importância extra que, acredito, será atribuída ao evento em Macaé, informa o diretor da Nicomex, Gilberto Castro.

A Brasil Offshore

A Brasil Offshore Feira e Conferência Internacional da Indústria de Petróleo e Gás – é organizada pela Reed Exbihitions Alcântara Machado com apoio da Prefeitura de Macaé. A 5ª edição do evento já superou a marca da edição de 2007. De acordo com a organização, a feira já conta com 578 expositores confirmados - 7% a mais que na última versão. Entre os maiores estandes estão Petrobras, Schlumberger, Goodyear, Gaia, Fluxo, Odebrecht, Estaleiro Mauá, National National Oilwell Varco, entre outras.

A Rodada de Negócios, promovida pela Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP) e pelo Sebrae-RJ, deve superar o volume de negócios atingido na edição passada, quando registrou R$ 102,5 milhões. Nos dias 17 e 18 de junho, as rodadas promoverão reuniões entre empresas de pequeno e médio portes com algumas das maiores companhias do segmento de óleo e gás. Até o momento, estão confirmadas reuniões de 19 empresas âncoras do setor com 120 companhias que são potenciais fornecedores. Foram agendados 720 encontros e a expectativa inicial é a geração de R$ 60 milhões em negócios.

- Apesar da crise, a procura é grande e são esperados 45 mil visitantes, o que a confirma como o principal produtor e de geração de negócios da indústria offshore, afirma Eric Henderson, diretor da Brasil Offshore.

O espaço dos expositores aumentou 15% de área em relação a 2007, chegando a 31 mil metros quadrados. O evento contará com a participação de expositores de 33 países, incluindo Estados Unidos, França, Finlândia, Noruega, Alemanha, entre outros, além da Venezuela e Índia, que participam pela primeira vez.

Conferência Internacional

Um dos destaques desta edição da Brasil Offshore é a Conferência Internacional “Brazil Offshore: The Next Frontier”, realizada pela OTC (Offshore Technology Conference) e pelo IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis).

Tecnologia de águas profundas, sistema de produção submarina, gerenciamento de reservas, otimização do desenvolvimento de campos e exploração do pré-sal são alguns dos temas que serão debatidos nas oito palestras do Painel de Conferências, que oferecerá ao público trabalhos exclusivos apresentados na OTC.

As palestras serão apresentadas por profissionais da Petrobras, Halliburton, Aker Solutions, Wellstream International, Shell, entre outras empresas. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site do IBP, em www.ibp.org.br, onde está detalhado o programa preliminar do evento.

Responsabilidade Socioambiental

Este ano, a 5ª edição da Brasil Offshore traz o Espaço SocioAmbiental (SA), sucesso na Protection Offshore 2008. Situado numa área de três mil metros quadrados do lado externo do Macaé Centro, o espaço está sob o comando da ONG Vida Sustentável, de Macaé, com um balcão próprio de negócios, expositores e apresentação de projetos com a finalidade de estimular o diálogo e incentivar parcerias entre o setor privado e o terceiro setor. Os melhores projetos e cases de sucesso na área de Sustentabilidade concorrerão ao Prêmio Vida Sustentável.

- A intenção é implantarmos um fórum permanente de discussão do tema, explica Glenn Suba, Diretor da ONG Vida Sustentável, juntamente com Paulo Moraes.

Durante a feira, todos os resíduos serão classificados e reciclados, por meio de um programa de coleta seletiva de lixo.

- O público presente à Feira Brasil Offshore vai conhecer de perto a Empresa ‘Amigo do Planeta’ – um programa de sensibilização sobre aquecimento global que visa calcular as emissões de CO2 proveniente dos projetos de estandes das empresas expositoras da Brasil Offshore 2009 e ainda, o evento ‘Amigo do Planeta’ – que é o cálculo das emissões de CO2 proveniente da produção e realização do evento com objetivo de posterior neutralização, através do plantio de árvores no município, comenta Glenn.

Meio Ambiente em Arte

Está incluído também na grande mostra do programa Espaço S.A. – Socioambiental o projeto Meio Ambiente em Arte, um programa de educação ambiental que, através das artes visuais, reúne artistas renomados, nacionais e internacionais. “Este ano, o Meio Ambiente em Arte fará uma homenagem aos 100 anos de nascimento de Roberto Burle Marx, artista que dedicou toda sua vida a causa ambiental, através das suas obras ligadas à questão ambiental”, explica Moraes.

Audio

Entrevistado: Fernando Amorim Subsecretário de Governo
Reporter: Francisco Damasceno