Atendimento de qualidade premia unidade de saúde do Morro de São Jorge

24/08/2010 08:25:30 - Jornalista: Monica Torres

Foto: Kaná Manhães

Equipe de trabalhadores do Saúde da Família do Morro de São Jorge é homenageada com premiação

A partir de uma avaliação das 25 equipes de saúde da família e das quatro unidades do Programa de Agentes Comunitários de Saúde, que atuam no município, a Secretaria de Saúde, através da Coordenadoria de Estratégia da Saúde da Família, está promovendo uma premiação por mérito de atuação, como atendimento integral da população (prevenção, promoção e recuperação).

A primeira equipe premiada foi a do Morro de São Jorge. O prêmio consiste em R$ 1.000 (mil reais) para a aquisição de um bem para a unidade de saúde, além de um jantar da equipe com o secretário de Saúde, Eduardo Cardoso. O coordenador de Estratégia da Saúde da Família (ESF), Welberth Porto de Rezende, informa que municípios como Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR) e Sobral (CE) promovem estas ações em prol da motivação, mas também da avaliação e monitoramento da ESF: “todos nós da gestão parabenizamos a equipe e todas as demais que se dispõem a cuidar da população macaense”.

De acordo com Welberth Rezende, a cada quatro meses serão premiadas outras equipes, utilizando como critérios parâmetros assistenciais estabelecidos por documentos do Ministério da Saúde: Portaria 1.101/2002 - que trata dos índices, metas e diretrizes mínimos de cobertura assistencial no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) -, o Plano Nacional de Atenção Básica, o Pacto pela Saúde e a “Avaliação para Melhoria da Qualidade da Estratégia da Saúde da Família”.

A gerente da unidade de saúde do Morro de São Jorge, a enfermeira Ivonete, afirma que a premiação é uma conquista da equipe: “Cada um dos profissionais da unidade conquistou essa premiação. O nosso trabalho não é individualizado é em equipe”. Ela homenageia os agentes comunitários de saúde, que considera peças fundamentais ao trabalho realizado: “Eles estão na rua diariamente, assistindo as famílias casas, conversando com as pessoas e trazendo-as para dentro da unidade, para a promoção da saúde.”

“O atendimento aqui é muito bom, não tenho o que reclamar, é tranquilo”, quem diz é a grávida de três meses, Daiane Barros, que espera para ser atendida no pré-natal. Para Sueli Flor, que cuida de sua hipertensão e da coluna “que anda doendo muito”, os profissionais do posto é que fazem a diferença: “São muito atenciosos”. Para senhoras como Sueli Flor a unidade oferece o grupo de terceira idade, que toda terça-feira faz “dança sênior” e, às quintas-feiras, há seis anos, movimentam o corpo com a cinesioterapia (técnica de fisioterapia), além de realizarem caminhadas e viagens.

Outras ações características do Morro de Jorge são os curativos, para os quais vem gente de outros bairros para ser atendida, como diz a técnica de enfermagem, Adilma da Silva: “Somos referência em curativos e bota de una (um tipo de gesso)”. A unidade também realiza a sala de espera, antes dos atendimentos, quando são feitas palestras e bate-papos sobre temas de saúde atuais e localizados pela equipe como os mais necessários à comunidade. A creche comunitária MAI, do Morro de São Jorge, também é atendida pela unidade, principalmente pela odontologia, que constantemente promove palestras e teatros educativos no espaço.

“Queremos fazer mais pela comunidade”, diz a enfermeira-gerente Ivonete Oliveira, que continua: “Estamos lutando para acabar com as filas para a marcação de consultas aqui na unidade. Já tentamos muitas coisas, mas os usuários continuam chegando cedo para serem atendidos. Outro objetivo nosso é criar mais grupos, como os de idosos e gestantes”, motiva-se. Além dos agentes comunitários de saúde, o médico e os técnicos de enfermagem da unidade também fazem visitas domiciliares, se necessário, no caso do paciente ter problemas de locomoção.

A Estratégia Saúde da Família em Macaé

A Saúde da Família é uma estratégia prioritária adotada pelo Ministério da Saúde para a organização da atenção básica, no âmbito do SUS. O objetivo dela é atuar na manutenção da saúde e na prevenção das doenças, alterando, assim, o modelo de saúde centrado nos hospitais.

As Equipes de Saúde da Família (ESF) são responsáveis pela população de uma área determinada. As de Macaé são constituídas por médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, técnicos ou auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde, recepcionistas e auxiliares serviços gerais. Além desses profissionais, há uma equipe de apoio matricial composta por nutricionista, assistente social, psiquiatra, psicólogo, terapeuta ocupacional e a supervisão técnica. Em algumas equipes, em função da área física da unidade de saúde, também têm dentista e auxiliar de saúde bucal. As ESF trabalham com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes, e na manutenção e vigilância da saúde da comunidade.

“É importante lembrar que a equipe de saúde da família é responsável por encaminhar o paciente para outros serviços de saúde, quando necessário, bem como o agente comunitário de saúde, que faz visita mensalmente a todas as famílias da localidade, é o elo entre o morador e o serviço de saúde”, ressalta o coordenador de Saúde da Família, Welberth Rezende.

Hoje, Macaé tem 25 equipes de saúde da família e quatro unidades com o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (Pacs) atuando nas seguintes localidades: Ajuda, Areia Branca, Bicuda Grande e Bicuda Pequena, Aroeira, Aterrado do Imburo, Barra/Brasília, Botafogo, Cajueiros, Córrego do Ouro, Sana/Cabeceira do Sana, Engenho da Praia, Frade/Boa Alegria, Fronteira, Lagomar, Malvinas, Morro de São Jorge, Nova Esperança, Nova Holanda, Praia Campista, Trapiche e Virgem Santa.

Neste primeiro quadrimestre, a equipe premiada é constituída pelos seguintes profissionais: enfermeira Ivonete Oliveira (gerente); agentes comunitários de saúde: Cíntia Roche, Daniele Silva, Daniele França, Clice Denosor e Juliane Dalte; técnicos de enfermagem Adilma da Silva e Antônio Tomaz; médico Fernando Ribeiro; dentista Raquel Maciel; assistente de consultório dentário, Lúcia Faber; fisioterapeuta Marcele Gambeta; auxiliar de serviços gerais, Naila Martins; recepcionista Cleide Ferreira; assistente social Viviane Lima e a nutricionista Vanessa Coutinho.