Atividades no calçadão marcam o Dia Internacional da Mulher

08/03/2018 12:34:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Ana Chaffin

Objetivo do evento é promover saúde e bem-estar para as mulheres que passam pelo local

Alongamento, dança, música, teatro, roda de conversa, entre outras atividades marcam as comemorações do Dia Internacional da Mulher, 8 de março, promovido pela Prefeitura de Macaé. O evento está sendo realizado no Calçadão da Rui Barbosa, em frente à Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim). As atividades seguem até às 17h30 desta quinta-feira.

De acordo com Jane Roriz, da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres (Ceam), o objetivo do evento é promover saúde e bem-estar das mulheres que passam pelo local.

- A nossa intenção também é informar sobre os serviços que estão disponíveis na rede. Atividades esportivas, serviços de saúde, e também sobre o trabalho de proteção à mulher -, disse.

Para Jane, as mulheres tem muito a comemorar. Ela destaca que, em alguns pontos, é necessário avançar.

- Estamos aproveitando a oportunidade para divulgar os diretos da mulher, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), direitos da mulher na legislação e Leis Municipais. É uma data para refletir e construir um futuro melhor -, ressaltou.

Quem passa pelo calçadão pode participar das aulas de alongamento, dança, apresentação musical. Ainda pode saber mais detalhes do Projeto Informa da Secretaria de Esportes; aula de Defesa Pessoal com o instrutor Paulo Dell Isola, dicas de nutrição, auriculoterapia e florais.

Além dessas atividades, o evento conta com apresentação de teatro "Mulheres e suas Previsões", com o grupo Grutas, e rodas de conversa sobre a rede de proteção à mulher.

A coordenadora do Ceam explica que, fruto de parceria com o Macaé Esporte, os jogadores vão entrar em campo, no sábado (10), com uma faixa em mãos: "A regra é clara: violência contra a mulher não tem desculpas". A partida será no Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, o Moacyrzão, 19h30, contra a equipe do Flamengo.

- Contamos com a parceria da Secretaria Municipal de Esporte, Ordem Pública, Cultura e Saúde, além da empresa Hortifruti, que ofereceu as frutas para serem distribuídas para quem participa das atividades físicas -, contou.

Mulher tem muito que comemorar

A desempregada Mônica Silva de Souza, que passou pelo calçadão, aproveitou a oportunidade para aferir a pressão e ver como está a saúde com os profissionais do Projeto Informa.

- A minha pressão está normal, graças à Deus. Hoje, é um dia muito especial e nós, mulheres, merecemos respeito, principalmente dos nossos companheiros. A mulher avançou muito em seus direitos e por isso, temos muito que comemorar. A mulher agora é dona de si -, comentou.

A dona de casa Maria Cláudia Alcântara também concorda que a mulher conquistou muitos espaços que antes eram ocupados pelos homens. "Hoje, nós fazemos muitas coisas que o sexo masculino faz. E isso é uma conquista", comemorou.

Mais eventos

Na Associação Budista Nitiren Daishonin de Macaé, às 18h30, haverá participação dos profissionais do Ceam no evento: "Empoderamento feminino, o que você tem a ver com isso?".

Os eventos prosseguem nesta sexta-feira (9), às 9h, no Ceam, com o II Encontro Mulheres Reais - Somos todas mulheres, merecemos respeito. No sábado (10), será marcado pela reunião com as mulheres do Assentamento Celso Daniel, que terá como tema "Direito de uma, direito de todas!", às 9h.

Serviço

O Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) tem uma rede de multiplicadores, incluindo profissionais da 123ª DP - Delegacia Legal, 32º Batalhão de Polícia Militar, Defensoria Pública, Juizado Criminal, Ministério Público, Secretaria de Saúde e Hospital Público Municipal (HPM).

Mais informações pelo número (22) 2796-1045. Outros contatos para denúncia de violência contra a mulher são o Disque Denúncia 180; Patrulha Maria da Penha 0800-2822108 e (22) 99707-2085; 123ª DP (22) 2791-4083 e Polícia Militar (22) 2765-7296 e (22) 98168-2344.


Fotos Relacionadas