Atletismo muda vida de alunos

02/05/2016 12:00:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Bruno Campos

Estudantes treinam de segunda a sexta-feira

O atletismo está conseguindo transformar a vida dos alunos. A modalidade se destaca por contribuir na formação da cidadania e valores dos estudantes-atletas das unidades municipais.

O Ciep Municipalizado Maringá (Campo do Oeste) integra o projeto “Atleta na Escola", na parceria entre Fundação de Esporte (Fesporte) e Secretaria de Educação.  A programação conta com o envolvimento de cerca de 50 atletas, entre iniciantes e veteranos, na faixa de 11 a 20 anos.

Os estudantes treinam de segunda a sexta-feira, em horários diferenciados, e estão se preparando para competições diversificadas neste mês de maio, sob a orientação dos professores de Educação Física, Hiller Franco e Leonardo Arêas.

A primeira programação será o Campeonato Estadual Caixa sub 20, nesta quarta-feira (4), quinta-feira (5) e sexta-feira (6), no Centro de Educação Física da Marinha, no Rio de Janeiro. Entre os participantes estão Jhonatan Peixoto Fidélis, de 17 anos; Vinicius Fonseca Barbosa, 17 anos e Guilherme dos Santos Oliveira; 18 anos.

Os rapazes contam os dias para fazer parte da programação. Vinicius Barbosa e Jhonatan Peixoto estão se dedicando para a corrida de cinco mil metros. "Amo o atletismo. Depois que ingressei na modalidade, incentivei muitos colegas. Me tornei muito mais disciplinado depois do projeto", contou.

Já Guilherme Oliveira sonha em ser um atleta reconhecido. "O atletismo mudou minha vida. Era muito tímido e venci obstáculos na vida pessoal depois que comecei a participar. Quero me tornar um profissional de Educação Física como o Hiller Franco", comentou. O jovem, que se empenha nas corridas de 100 e 200 metros, conta com o segundo melhor tempo do estado, conquistado recentemente na primeira Competição Aberta de Atletismo.

Além da disputa estadual, os representantes de Macaé também se preparam para a Competição Aberta de Adultos - Troféu Shine Adultos, previsto para os dias 21 e 22, no Rio de Janeiro. A programação contará com sete alunos. Também na lista está o Campeonato Brasileiro Sub 18, que vai acontecer entre os dias 26 a 28, em São Bernardo do Campo, São Paulo.

Iniciantes se apaixonam pelo atletismo

Com ações como correr, saltar, pular, arremessar, lançar e outras vivências físicas, o atletismo atraiu mais adeptos nos últimos anos e se tornou paixão dos iniciantes. Arthur Leal Ferreira, de 15 anos, é um deles. Ele se considera um iniciante focado. "Faço questão de participar de todas as aulas e me dedicar ao salto em altura e em distância. Fico atento a todas orientações dos professores", contou o aluno do nono ano.

Com sobrenome de atletas de renome, a jovem Stephanie Hypólito Gomes, de 15 anos, deseja se tornar uma competidora em potencial. "Sempre fui curiosa e sou completamente apaixonada pelo atletismo. Minha mãe é prima dos ginastas Daniele e Diego Hypólito. Gostaria de ser reconhecida como eles e trazer muitas medalhas e títulos para Macaé", observou.

Benefícios - De acordo com os professores Hiller Franco e Leonardo Arêas, a prática estimula a aprendizagem e o melhoramento do desenvolvimento motor dos alunos, contribuindo diretamente com o processo de ensino e aprendizagem.

Sucesso - Macaé conta com representantes vencedores de competições nacionais e estaduais, como dos Jogos Escolares da Juventude. Entre eles estão Natan Portugal, 14 anos, que trouxe para Macaé a medalha de prata no revezamento 4x75. Ele é considerado um dos seis melhores atletas do país na modalidade de atletismo.

Natan participou da prova de revezamento 4x75 junto com a equipe de estudantes-atletas de diversos estados. Ele acumulou marcas de destaque como nove segundos e 26 centésimos na prova de 75 metros, além da marca de 14 segundos e 27 centésimos na competição de 100 metros e ficou reconhecido como um dos mais velozes do Estado do Rio de Janeiro.

Na lista também está a atleta Solene de Paula Martins, de 13 anos, que ganhou medalha de bronze nos Jogos da Juventude. Ela venceu o terceiro lugar na provas de lançamento de dardos e ficou na 11ª colocação na competição de lançamento de discos. Outro destaque do ensino municipal são os alunos Alan Xavier e Thayanne Ferreira da Costa, em competições nas modalidades de lançamento de dardos e discos.


Fotos Relacionadas