Aulas do curso de pós graduação em Cartografias começaram sábado

18/05/2009 09:20:21 - Jornalista: Douglas Fernandes

Foto: Divulgação

As aulas de Pós Graduação em Afrocartografias começaram no último sábado (16), na Cidade Universitária de Macaé. Realizado pela Secretaria de Educação, o curso é destinado aos professores da rede municipal, principalmente, os das áreas de História, Português, Geografia e Educação Artística. Na última quarta-feira (13) foi realizada no auditório do Complexo Universitário a aula inaugural, que contou com a presença do procurador federal do trabalho, Wilson Prudente. Em sua palestra, ele abordou o tema “O escravismo e as relações de trabalho na contemporaneidade”.

Durante sua explanação, Wilson Prudente traçou um painel sobre as relações empregatícias entre as raças abordando ainda a complexibilidade do papel do negro na escala social, comportamental e educacional. O evento reuniu professores, alunos e autoridades locais. A secretária de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, foi representada pela subsecretária Conceição de Maria, e pelo vice-presidente da Fundação Educacional de Macaé, Joelson Tavares.

Para a coordenadora do curso, a professora Sônia Santos, a pós graduação pretende também preparar os educadores para uma atuação profissional que vai além da sala de aula, ampliando seu desempenho em torno da gestão dos processos educativos e pesquisas que acontecem na escola onde atuam. “Trabalharemos a produção de novos argumentos sobre a identidade nacional, respeitando as diversidades de gênero para que o conceito do estudo da História da África possa ser amplamente debatido nas salas de aula de nossa rede de ensino”, explicou.

Ao longo de 16 meses, os alunos terão como objeto de estudos e pesquisas materiais referentes à história da África, baseados em estudos e à educação das Relações Étnico-Raciais, com ênfase no trabalho pedagógico para a educação básica. O conteúdo programático e dividido em: Africanidade, Sociedade e Contexto Escolar; Literaturas africanas, afro- brasileira e indígena; Arte, Cidadania e Cultura Popular; Etnia e Religiosidade; Colonização e Rebeldias; A Civilização Africana; A Metodologia Científica na Prática Pedagógica. Esta será a terceira turma da FUNEMAC a se formar em uma Pos graduação que abordando a africanidade.

O estudo da história da África tornou-se obrigatório no currículo escolar a partir da Lei Federal número 10.639, de janeiro de 2003 a crescida da Lei 11.645 que inclui a história dos índios. Percebeu-se, então, a necessidade de aumentar o conhecimento dos professores em conteúdos de História e Cultura dos povos basilares do país, dando-lhes subsídios para enriquecerem as aulas.