Avança projeto de transporte ferroviário de passageiros

24/03/2009 16:04:56 - Jornalista: Janira Braga*

Foto: Luciene Rangel

Prefeito já discutiu projeto com o secretário de Estado de Transportes, Júlio Lopes, no início do mês

Melhorar o transporte de passageiros no município, criando alternativas de mobilidade para os usuários. Com esse objetivo, o prefeito Riverton Mussi, os secretários de Mobilidade Urbana, Jorge Tavares Siqueira, o Jorjão, e de Governo, André Braga, visitam nesta terça-feira (24) o Projeto Trem do Cariri, hoje chamado de Metrô do Cariri, no Estado do Ceará. A idéia é implantar em Macaé o transporte ferroviário de passageiros. O vereador Luiz Fernando Pessanha também compõe o grupo.

O Trem do Cariri faz parte de um conjunto de ações do Plano de Governo do Estado do Ceará direcionado para a requalificação do transporte ferroviário de passageiros em alguns municípios do interior do estado, a começar por Crato e Juazeiro do Norte, um conglomerado urbano que conta com cerca de 400 mil habitantes.

- Fomos conhecer o sistema de Veículo Leve sobre Trilhos, o VLT, que é uma nova experiência para o Ceará, com o objetivo de implantar projeto semelhante em Macaé. Trata-se de uma nova experiência, na qual temos vamos discutir a viabilidade técnica de nossa linha com um estudo detalhadado – afirmou o prefeito.

De acordo com Riverton, o projeto envolve parceiros como a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) – concessionária que administra a linha férrea -, o governo do Estado, por meio da secretaria de Transportes - e deve envolver também a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para viabilizar o projeto.

O prefeito acrescentou que a ideia é utilizar o transporte ferroviário de passageiros entre os bairros Imboassica e Lagomar, com sete estações para embarque e desembarque. “O projeto de transporte de passageiros é colocar uma estaçao no Lagomar, outra em Imboassica e cinco entre esses dois pontos”, disse.

O transporte ferroviário de passageiros em Macaé tem apoio do secretário Estadual de Transportes, Júlio Lopes. “Acho ótimo o projeto, a utilização de trem de passageiros em Macaé pode contribuir de forma efetiva para o transporte coletivo”, destacou Lopes, no início de março, em Campos, após encontro com o prefeito e o secretário de Mobilidade Urbana.

Segundo Jorjão, a equipe técnica de Macaé que visita o Trem de Cariri visa avaliar a possibilidade de implantar em um futuro próximo o sistema na cidade. “Estamos visitando a região do Cariri formada pelas cidades de Crato e Barbalha, fomos convidados pelo fabricante de vagões - que estão em fase experimental em um trecho de 13 quilômetros de veículo leve sobre trilhos - e vamos iniciar um estudo de viabilidade operacional e econômica para buscar essa alternativa para Macaé”, ressaltou.

O secretário de Governo, André Braga, afirmou que o trem de Cariri vai auxiliar de forma expressiva o transporte coletivo do Ceará, o que pode servir de base para Macaé. “O chamado metrô liga diversas cidades e atenderá a população dessas localidades. Viemos conhecer a empresa que fabrica os vagões e verificar como funciona o sistema, que ainda está em fase de teste”, ressaltou Braga, citando que representantes do governo do Estado também participam da comitiva.

- Estamos em uma fase preliminar de estudos sobre a implantação deste tipo de transporte. É preciso analisar a parte técnica, observar os impactos no trânsito e analisar a viabilidade da implantação do sistema. O nosso foco é buscar uma alternativa para que se agregue ao sistema coletivo de Macaé, visto que a linha férrea vai de ponta a ponta da cidade – disse.

Metrô do Cariri é transporte de média capacidade

O Metrô do Cariri é um transporte de média capacidade e grande conforto, utilizando veículos tipo leve sobre trilhos, denominado Transporte Rápido Automotriz (Tram). A demanda inicial estimada é de 5 mil passageiros/dia com período operacional entre 5h30 e 22h30, com 38 viagens em cada sentido, num total de 76 viagens/dia.

A malha ferroviária, que foi totalmente restaurada, tem uma extensão total de 13,6km. O trecho adotado é o mesmo do antigo ramal ferroviário do Crato utilizado pela Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA), até o início dos anos 80. Atualmente o ramal tem sua operação de cargas administrada pela concessionária CFN até o bairro de Muriti, situado município do Crato.

Está prevista a remodelação da via permanente entre o bairro de Vila Fátima, no Juazeiro do Norte, e o bairro de Muriti, no Crato. Serão implantadas nove estações de passageiros, oficinas de manutenção e Centro de Administração e Controle de Tráfego. O trem ainda não está em prática, mas deve começar a funcionar com cinco mil passageiros por dia entre os municípios de Crato e Barbalha.

*Colaborou Samanta Fernandes