Avenida Industrial: pista já está liberada, mas obra ainda não está completa

29/06/2011 11:16:02 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Ana Chaffin

Prefeitura depende de remoção de torres de energia para concluir projeto, que inclui um viaduto.

A conclusão definitiva das obras Avenida Industrial ainda depende da retirada das torres e postes de fiação elétrica pela empresa responsável pelo serviço, a concessionária Ampla. O trânsito da via, que começa na Linha Azul, na Ajuda, e termina no trevo da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), no Lagomar, já está liberado.

De acordo com o secretário de Obras, Tadeu Campos, a prefeitura pretende construir também um viaduto para dar acesso mais fácil à nova pista de tráfego para os motoristas que vêm no sentido Aeroporto e Linha Azul para acessar a Amaral Peixoto nas proximidades do Lagomar/Cabiúnas.

A construção do viaduto, que passará sobre a rodovia, só poderá ser feita após a remoção das torres de alta tensão da Ampla e de outras interferências, como tubos de água da Cedae e das fibras óticas da Oi. O trabalho das concessionárias de água e de telefonia já está sendo feito. “Estamos aguardando esses procedimentos e, logo após a construção do viaduto, iremos inaugurar a obra”, explicou Tadeu Campos.

O objetivo da Avenida industrial é diminuir o trânsito na Barra de Macaé e Ponte Ivan Mundin, desafogando o tráfego, principalmente de veículos pesados nestes locais. A nova via de tráfego foi construída com estrutura para 45 toneladas, padrão do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), para receber o trânsito pesado de carretas.

Com a abertura da pista, que já recebeu iluminação, os veículos podem ter acesso ao Lagomar percorrendo a Linha Azul e a Avenida Industrial em 20 minutos, sem passar pelo centro da cidade ou bairros de grande fluxo de automóveis.

A prefeitura de Macaé investe, com recursos próprios, R$ 35 milhões na Avenida Industrial, que tem cerca de quatro quilômetros de extensão e duas pistas, de 10 metros cada. A via de acesso está com saída provisória próximo ao Condomínio Costa Paradiso e completa o arco viário da cidade, unindo as regiões de Cabiúnas ao Parque de Tubos.


Fotos Relacionadas