Bairro Aeroporto comemora 21 anos do Colégio Zelita Rocha

04/10/2011 16:45:42 - Jornalista: Clinton Davisson

Foto: Divulgação

Alunos, professores e pais prepararam diversas atrações para os visitantes

Com muita festa e ampla participação da população do Aeroporto, o Colégio Zelita Rocha comemorou no último sábado (1) seu 21º aniversário. Mais de cinco mil pessoas estiveram na festa, que durou o dia todo. Alunos, professores e pais prepararam diversas atrações para os visitantes - de comidas típicas até apresentações de dança.

Segundo a diretora, Elizabete Brandão, o aniversário da escola foi dia 27 de setembro e a festa com a comunidade já se tornou uma tradição.

- A Escola completou 21 anos e eu estou aqui há 20. É uma vida inteira acompanhando o relacionamento entre a escola e a população. Sem a comunidade essa festa não aconteceria, explica.

O evento começou às 10h com exposição de trabalhos temáticos dos alunos sobre todas as regiões do Brasil com artesanato e comidas típicas, além de mostras sobre o folclore nacional. Um dos maiores sucessos foi um saci papelão feito em tamanho “natural” com abertura no lugar do rosto para que as pessoas pudessem tirar fotos “vestidas” como o folclórico personagem de uma perna só e capuz vermelho - popularizado em todo o Brasil graças à obra de Monteiro Lobato.

Para a professora Cristiane da Silva Coelho, foi uma oportunidade de incentivar o talento artístico dos alunos.

- Algumas peças eles mesmos fizeram a partir de modelos que a gente encontrou. Acho que eles são muitos bons em habilidades manuais e tem muita satisfação quando pegam uma peça de argila e transformam em uma coisa para poder enfeitar a porta de sua casa.

À tarde, o grande momento foi das apresentações de dança. A cultura e o folclore também foram o foco das atividades. A apresentação foi na quadra da escola com arquibancada lotada de pais e amigos da escola. Um dos momentos que mais despertaram aplausos foi a dança da Cuca: antes de ser a vilã do Sítio do Pica-pau Amarelo nos livros e na tevê, ela era um personagem folclórico da Espanha e de Portugal onde é conhecida até os dias de hoje como a “coca”.

Após ensinar sobre o personagem, as crianças apresentaram um número de dança ao som de Cássia Eller com a música “Cuidado com a Cuca”. A professora dizia para a plateia: “Quem está com medo, pode aplaudir!” e o público presente respondia com sonoro aplauso.