Bairro da Ajuda recebe Oficina do Plano Diretor nesta segunda

18/07/2005 08:46:14 - Jornalista: Catarina Brust

A Oficina de Mobilização do Plano Diretor será realizada nesta segunda-feira (18) na Incubadora de Cooperativas Professor Tonito Parada, na Ajuda de Baixo, às 18h30. A Coordenadoria Geral do Plano Diretor (Cogeplad) promove o evento que tem a finalidade de discutir o Plano Diretor de Macaé junto à população de todas as localidades do município.

Ao longo do processo de construção do Plano serão realizadas 30 oficinas de mobilização, de onde saem representantes para mais 11 oficinas de trabalho. Nesta semana serão realizadas oficinas no Aeroporto(dia 20), Vila Badejo (21) e Frade (23). Nas oficinas a equipe técnica do Plano Diretor explica aos moradores o que é o plano, como vai ser elaborado e a importância da participação popular.

- O Plano Diretor é uma Lei que organiza todo o crescimento da cidade, regulariza as questões dos terrenos, e tem como meta proporcionar a garantia da função social da cidade. Por isso, é importante a participação popular nesse processo, de estarmos discutindo o que é melhor para o município, junto com a própria comunidade – reforça Hermeto.

Os cidadãos podem participar em todas as etapas da construção do Plano Diretor. Nas oficinas de mobilização e trabalho, na II Conferência Municipal da Cidade de Macaé, nas Câmaras Temáticas e nas Audiências Públicas. Só depois que o anteprojeto de Lei será encaminhado à Câmara Municipal para ser votado.

- É hora de repensar o bairro, reconstruir os espaços urbanos com qualidade de vida e integrado ao meio ambiente proporcionando uma melhor qualidade de vida para os cidadãos – explica Didonet.

Nesta segunda (18) também será realizado às 14h, no Centro Macaé de Cultura, o lançamento do Plano Diretor para as escolas da rede municipal de 5ª a 8ª série, para promover a participação dos estudantes na elaboração da nova Lei.