Baleia Franca aparece nas praias de Macaé

12/09/2005 17:24:52 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Uma baleia chamou a atenção de quem passava nesta segunda-feira (12) na orla de Macaé. A baleia, que ficou o dia todo na Praia Campista, pertence à espécie Franca e, possivelmente protege um filhote. Ela também foi vista no litoral de Arraial do Cabo, Cabo Frio e Rio das Ostras. Segundo biólogos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), que monitoram, fotografando, observando e mantendo segura as baleias, a primeira aparição deu-se às 10h30m de sexta-feira (09) entre as praias do Pecado e das Pedrinhas.

“Não é a primeira vez que baleias são vistas no litoral macaense, onde já apareceram a Orca e a Jubarte”, explica o biólogo Alexandre Bezerra de Souza. Ele disse que elas vêm em busca de águas quentes e de alimento. Para a bióloga Erica Steagall, o acasalamento ocorre no litoral de Santa Catarina e esporadicamente elas vêm ao litoral do Rio de Janeiro. Erica disse que a Semma busca orientações com a coordenação do Grupo de Estudos de Mamíferos Marinhos (Gemm Lagos), onde especialistas oferecem instruções adequadas a casos como estes.

Segundo profissionais do Projeto Baleia Franca de Santa Catarina, a população desta espécie está aumentando consideravelmente. A Semma ativou a Capitania dos Portos para evitar que embarcações se aproximem, evitando que os motores as firam ou que o barulho as assuste. Os barcos de pesca e as embarcações offshore também foram acionados, juntamente com a Colônia de Pescadores, neste caso para evitar que redes de pesca sufoquem o animal.

Alexandre enfatizou que há muitos boatos sensacionalistas como, por exemplo, o de que a baleia vai encalhar, neste caso muitos curiosos tentam chegar perto dela para tentar rebocá-la ao fundo. Mas a Semma está segura e atenta no que se refere à proteção e preservação da baleia Franca.

O nome científico da baleia Franca é Eubalaena Australis. Esta espécie tem como características o fato de a fêmea poder atingir mais de 60 toneladas e 17 metros, o macho, 45 toneladas e 14 metros e o filhote, ao nascer, tem quatro toneladas e cinco metros. Segundo os biólogos, esta espécie pode viver até os 60 anos. Com oito anos de idade atingem a fase adulta, podendo reproduzir-se.

Além disso, a baleia Franca tem verrugas no dorso, no alto e nas laterais da cabeça. Outra característica é a coloração negra com manchas brancas ao redor do umbigo. O esguicho de ar que sai de suas narinas pode chegar a cinco metros de altura, adquirindo a forma da letra V. Ela não possui nadadeira dorsal e suas nadadeiras peitorais têm forma de trapézio.


Lei que protege as baleias francas

A Lei Federal 7.643/87 e a Portaria Ibama 117/96 garantem a proteção das baleias contra perturbações indevidas. Algumas das normas para observar as baleias francas sem molestá-las são:
· Respeite as distâncias de aproximação embarcada (desligar ou colocar os motores em neutro a 100m).
· Nunca avance bruscamente na direção das baleias.
· Nunca se aproxime por trás das baleias, nem intercepte o seu curso, mantenha-se afastado em posição lateral.
· Não separe grupos de baleias ou mães de filhotes.
· Nunca religue os motores sem avistar claramente os animais na superfície.
· Não faça ruídos desnecessários, nem jogue qualquer objeto na água.
· Não permaneça junto às baleias por mais de 30 minutos.
· Nunca nade em direção às baleias, o risco de acidentes é grande.