Banco de Crédito Municipal terá agências na Serra

10/08/2005 15:00:13 - Jornalista: Janira Braga

Os distritos de Córrego do Ouro e Sana terão agências do Banco de Crédito Municipal até o final do ano. A expectativa é do presidente do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (FUMDEC), Jorge Tavares Siqueira, que negocia as últimas ações para a implantação do projeto em Macaé. O Banco de Crédito Municipal vai oferecer linhas de crédito com juros considerados mais acessíveis pelo mercado financeiro, para a população de baixa renda, no fomento a atividades econômicas e sociais.

- Estamos negociando com os bancos para definir os parceiros – informou o presidente do FUMDEC, acrescentando que nas agências bancárias onde vai funcionar o Banco de Crédito Municipal, todos os serviços prestados normalmente por um banco serão oferecidos. “A população não vai precisar sair de determinada localidade para fazer os serviços bancários”, afirmou Siqueira. De acordo com ele, serão os bancos parceiros que vão financiar as linhas de crédito.

Até o final do ano, a prefeitura também pretende implantar o projeto na Barra. Posteriormente, outras agências deverão ser negociadas para o Aroeira e para o Aeroporto. “Estamos finalizando os últimos detalhes com as secretarias de Fazenda, Indústria e Comércio, o Sebrae, a Vigilância Sanitária, o Macaé Cidadão, que estarão com o FUMDEC nas unidades”, explicou.

Siqueira ressaltou que o Banco de Crédito Municipal entra a partir de agora na fase de elaboração de projeto estrutural e em seguida, começam as obras. “Queremos inaugurar as primeiras agências até outubro”, disse. De acordo com o presidente do Fundo, o Banco vai oferecer linhas de crédito a partir de R$ 500, para o trabalhador e para o pequeno empresário.

- Os juros baixos e os prazos de financiamento vão permitir que o trabalhador ou o micro empresário possa investir e ampliar seu negócio – avaliou Jorge Siqueira, ressaltando que as linhas de crédito vão beneficiar empreendedores de pequenos negócios, formais ou informais. O presidente do Fundo comentou que a dinâmica do Banco de Crédito vai levar à movimentação da economia nas localidades onde será instalado. “Desta forma, o governo Riverton Mussi vai promover a inclusão social”, concluiu.