Banco de dados subsidia pesquisas em Macaé

24/02/2005 16:30:42 - Jornalista:

Qual é o índice mais recente do crescimento geográfico em Macaé? A estimativa do número de mão-de-obra ociosa na cidade? E a renda per capita por bairros? São algumas informações solicitadas, diariamente, ao Programa Macaé Cidadão, criado para subsidiar o planejamento de políticas públicas, através de pesquisas feitas na comunidade. As informações geriram um banco de dados, que traça o perfil da comunidade macaense.

O banco de dados do Macaé Cidadão atende, além dos órgãos municipais, a sociedade civil como o Sebrae, TRE-RJ, Infraero, Petrobras e empresas interessadas em investir na cidade. Segundo a coordenadora do Macaé Cidadão, Amélia Augusta Guedes, a grande procura pelo programa deve-se à seriedade do trabalho, a forma como é conduzido e, conseqüentemente, a sua credibilidade.

Para isso, Amélia procura adotar alguns critérios na hora de selecionar a equipe que vai a campo colher as informações. “Procuro pessoas com sensibilidade para trabalhar com a comunidade e, principalmente, com responsabilidade com a informação colhida”, ressalta. Ela acrescenta que conseguiu formar um grupo coeso e comprometido.

Todos os pesquisadores, supervisores e digitadores recebem treinamento com informações sobre o Macaé Cidadão e aprendem a abordar o morador. Durante o período da pesquisa, também são realizadas reuniões periódicas para avaliação dos trabalhos. “Isso reforça o trabalho do pesquisador e garante ao cidadão repassar os dados com seriedade”, finaliza a coordenadora.