Banco Macaíba completa um mês com 2,5 mil atendimentos

20/03/2024 09:16:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Márcio Borges

Espaço oferece suporte para diversos serviços da moeda social de Macaé

Com um mês de funcionamento, a agência central do Banco Macaíba registrou 2.500 atendimentos entre beneficiários e comerciantes da moeda social de Macaé. O espaço, localizado na Rua Tenente Rui Lopes Ribeiro, 48, Centro, oferece apoio para criação e troca de senha, atualização de endereço e documentos, suporte ao aplicativo entre outros serviços. O funcionamento é de segunda a sexta-feira das 9h às 16h.

A moeda social de Macaé desde dezembro do ano passado, com a liberação de R$14 milhões de recursos entre as três parcelas já pagas, contempla mais de 50.000 beneficiários, levando mais alimentos para famílias em vulnerabilidade social e a oportunidade de ter mais dignidade realizando serviços como: corte de cabelo, manicure, compra de roupas, calçados, por exemplo, nos mais de 1.200 comércios cadastrados.

Diversos comerciantes relatam aumento nas vendas fortalecendo os comércios nos bairros e gerando mais emprego no município. A gerente Marilene Rodrigues da loja Bazar da Casa, localizada no bairro Barra de Macaé, falou sobre a importância da Macaíba no comércio onde trabalha.


“A loja já existe há 27 anos, mas desde dezembro do ano passado estamos vivendo momentos incríveis com a moeda social. A Macaíba trouxe novas possibilidades aos nossos clientes do setor vinho, aumentando o poder aquisitivo dessas pessoas e, consequentemente, o movimento da nossa loja. O programa mudou toda a história do nosso comércio quanto da população do nosso bairro”, frisou Marilene.

O Banco Macaíba é mais uma ação do Programa de Combate à Pobreza e à Desigualdade, aprovado em 2023 e implementado em tempo recorde de quatro meses. O destaque é a economia solidária, por meio de uma moeda eletrônica local para realização de transações digitais de pagamentos e operações de crédito. A expectativa é instalar outras agências na zona norte e região serrana da cidade.

A Macaíba só pode ser utilizada no comércio local de cada setor administrativo. Macaé conta com sete setores administrativos, que são formados por grupos de bairros próximos. Você pode conferir aqui a divisão dos setores administrativos, e de acordo com o seu bairro, em qual setor você poderá comprar. No site da Macaíba está disponível a lista atualizada dos comércios que aceitam a moeda social, com seus respectivos endereços.

Em caso de dúvidas, como a verificação de saldo ou troca de senha, o contato do suporte da empresa que administra a Macaíba via WhatsApp é: (85)3269-9617. Para mais informações, acesse moedasocial.macae.rj.gov.br.

Saiba como são os valores dos benefícios

  • Responsável Familiar: pago para toda pessoa cadastrada como responsável familiar no CadÚnico, valor de 150 Macaíbas.

  • Cônjuge: pago para toda pessoa cadastrada como cônjuge no CadÚnico, valor de 150 Macaíbas.

  • Dependente: pago a até 03 dependentes inscritos no Cadúnico da família com idade de 0 a 17 anos e onze meses, valor de 75 Macaíbas.

  • PCD (Pessoa Com Deficiência): pago aos dependentes (0 a 17 anos) inscritos no CadÚnico da família, matriculados na rede pública municipal de ensino, e listados no censo escolar municipal, valor adicional de 100 Macaíbas.

  • O valor é repassado aos beneficiários na última semana do mês.



Fotos Relacionadas