Banda Macahiba faz show no Café do Teatro

20/10/2008 10:45:36 - Jornalista: Andréa Lisbôa

O “Segunda de Primeira”, projeto cultural quinzenal da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes e Fundação Macaé de Cultura, apresenta nesta segunda-feira (20), às 18h, a banda Macahiba, que inclui bossa-nova, chorinho, samba e MPB em seu repertório. O happy hour, com entrada franca, acontece no Café do Teatro Municipal de Macaé, ponto de encontro dos apreciadores da boa música.

A banda Macahiba, integrada por músicos de Macaé, foi formada em 2006, por Adriano, conhecido como Bira (violão e baixo); Ian Souto Maior, (percussão); Guilherme Vimmermann (baixo); Mariana Machado, (vocal) e Magno Moreira (bateria), todos macaenses. Este ano, o guitarrista Rafael Brandão, que é componente da banda Ursa Maior, foi convidado para compor o grupo.

Para este “Segunda de Primeira”, a banda preparou um repertório mais intimista. O show começa com bossa nova: canções de Tom Jobim, Elis Regina entre outros. Esquenta com chorinho, passando por Luiz Gonzaga, até chegar na MPB e samba.

A banda interpreta Djavan, Gilberto Gil, Lenine, entre outros grandes nomes da música popular brasileira, com arranjos originais. A Macahiba vai interpretar também um samba e uma balada do compositor Marco Jabu da banda Ursa Maior.

Um dos shows que marcou a carreira do grupo na noite macaense foi no “Armazém”, na orla dos Cavaleiros. “Incluímos forró, porque a noite pede um show mais dançante e reunimos um ótimo público”, lembra Guilherme. A banda também destacou-se na abertura do show de Dani Carlos, no Fest Verão; na festa no Parque de Exposições Latiff Mussi e da Cabeceira do Sana e em evento no Parque da Cidade.

“Apesar de ser feriado dos comerciários, esperamos que o público venha conferir nosso som. Será um show acústico para curtir”, disse Bira. Mariana disse que a intenção do grupo é passar alegria. “Sempre gostei muito de bossa nova e samba, Daniela Mercury, Marisa Monte, Sandra de Sá, Djavan... e interpretamos com arranjos novos. Espero passar a paixão pela música para o público e alegria”, ressaltou.

Mariana cursou canto em Niterói e ainda o Curso de Música da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes-Emart, com Glória Calvente. “As aulas com a Glória abriram para mim um horizonte quanto à técnica e extensão vocal. Aprendi a usar o corpo e a voz”, disse Mariana que está aprendendo violão nessa escola e integra o Madrigal da Emart, interpretando repertório erudito.

Bira estudou violão com Lúcio Duval, professor do curso de música da Emart e é autodidata em baixo elétrico. Guilherme também começou com violão e passou a estudar baixo. Ele cursou a escola de artes e integrou o Coral da Cidade de Macaé. Ian é autodidata, começou praticando bateria até descobrir a percussão. O carioca Rafael, que mora em Macaé há 8 anos, também é autodidata na guitarra.