Biblioteca Municipal completa 69 anos de existência

11/05/2010 17:12:01 - Jornalista: Eloísa Seady

Foto: Bruno Campos

É permitida a qualquer pessoa a consulta aos materiais pertencentes ao acervo da Biblioteca

Um dos mais importantes patrimônios do município – a Biblioteca Pública Municipal Dr. Télio Barreto -, completa 69 anos de existência. Para iniciar a programação, o consagrado fotógrafo macaense e presidente da Câmara Permanente de Gestão (CPG) da Prefeitura de Macaé, Romulo Campos fará uma palestra sobre a Lagoa de Imboassica, nesta quarta-feira (12) às 19 horas, na biblioteca. Em seguida, Romulo relançará seu livro de fotos da lagoa.

Na quinta-feira (13), a programação terá início às 15 horas com os grupos contadores de histórias, Historiarte, Lambuzarte e Corafro. Às 18 horas, na Praça das Artes – hall de entrada do Teatro Municipal -, terá a apresentação musical do Coro Madrigal. Às 19 horas, os alunos da Escola Municipal Maria José Guedes (Emart), fará uma intervenção “Livros” e um varal de poesia macaense. Em seguida, o especialista em cultura afro-brasileira, Jorge Luís Rodrigues, fará uma apresentação. Para finalizar, o grupo Macaé Capoeira Parque Aeroporto, entra com uma roda de capoeira, comandada pelo professor do Programa Art Luz, Kiko.

Como tudo começou...

A Biblioteca Pública de Macaé teve origem na Biblioteca Popular de Macaé, inaugurada em 02 de dezembro de 1876, através de subvenção do governo solicitada pelo então vereador e “Homem de Letras”, Antero Dias Lopes. Em 19 de abril de 1941, pelo Decreto nº 2, o então prefeito Dr. Télio Barreto, criou e instalou definitivamente, com cerca de 1.500 volumes, a Biblioteca Pública Municipal que recebeu desde então a denominação de Biblioteca Pública Municipal Dr. Télio Barreto.

Suas primeiras instalações foram nas salas do prédio da Prefeitura, tendo sido transferida para o Colégio Estadual Luiz Reid, onde funcionou até mudar-se para a Av. Presidente Sodré (Rua da Praia). Por ocasião do início das obras da Prefeitura, mudou-se para a Rua Dr. Télio Barreto. Em 04 de setembro de 1992, mudou-se para o Centro Macaé de Cultura onde permanece até hoje.

Nos dias atuais

A biblioteca que está diretamente vinculada a Fundação Macaé de Cultura, representada pela presidente e secretária de Cultura, Sheila Felmar Polly da Costa, possui um acervo multidisciplinar com cerca de 32.000 livros didáticos, técnicos, periódicos, dicionários, enciclopédias, livros de literatura e outros materiais. O público infantil tem um espaço garantido e preparado exclusivamente para ele. O acervo da biblioteca inclui ainda as primeiras edições dos jornais “O Debate” e “Diário”.

Como diretora, há 34 anos, está Judith Maria Tinoco Carneiro e a bibliotecária, Juçara Pereira de Souza.

- Temos um carinho muito especial pela biblioteca, pois sabemos a importância da leitura para a formação de um indivíduo, isto em todas as fases de nossa vida. Procuramos estar sempre com um acervo atualizado e variado para atender a enorme demanda que temos diariamente.

Consulta ao acervo

É permitida a qualquer pessoa a consulta aos materiais pertencentes ao acervo da Biblioteca. Os livros técnicos, didáticos, enciclopédias e dicionários não podem ser emprestados. São atendidas cerca de 800 pessoas/mês.

Empréstimo domiciliar

Só é permitido para os livros de literatura: contos, romances, poesias, crônicas, literatura infantil, literatura infanto-juvenil, espírita, evangélicos e católicos.

Para ter direito ao empréstimo, o usuário deverá fazer sua inscrição na Biblioteca apresentando os seguintes documentos: RG, comprovante de residência, uma foto 3x4, pagar uma taxa de inscrição estipulada pela Biblioteca. A inscrição é válida por um ano.
O prazo de empréstimo é de 15 dias, podendo ser renovado por igual período, caso a obra não esteja reservada. O usuário pode pegar três livros por vez. O usuário que atrasar na devolução do livro paga uma multa de R$0,50 (cinquenta centavos) por dia de
atraso.

Atualmente, a Biblioteca possui 615 usuários cadastrados com direito a efetuar o empréstimo domiciliar. Nos quatro primeiros meses do ano de 2010, foram efetuados 1.048 empréstimos domiciliares, sendo mais procurados: da série Crepúsculo, do escritor Dan Brown autor de Código da Vinci, livros infantis, livros espíritas, livros de Vinícius de Moraes, Guimarães Rosa entre outros.

Além de atender a todos os bairros do município, a biblioteca ainda atende aos municípios vizinhos como Cabo Frio (Unamar e Tamoios).

A biblioteca está em processo de informatização, mas já tem 7.833 obras cadastradas. Este serviço pode ser acessado através do site: www.colaborando.com.br/bibl/pmmacae/externo.jsp ou pelo site da prefeitura: www.macae.rj.gov.br no link serviços: Biblioteca on line.