Biblioteca sobre Rodas leva magia dos livros à rede municipal

11/05/2017 13:51:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Bruno Campos e Ana Chaffin

Veículo permite contato e encantamento com o mundo dos livros

Mesmo com avanço da tecnologia, com o interesse por computadores e aparelhos celular, em Macaé, a magia do universo dos livros desperta a atenção de alunos de todas as idades com a visita do ônibus Biblioteca sobre Rodas, da Secretaria de Educação. Com cerca de 500 títulos como clássicos da literatura, fábulas, quadrinhos, romances, ficção científica e cultura africana e indígena, o espaço itinerante oferece a oportunidade dos alunos viajarem no universo literário.

O cronograma do "Biblioteca sobre Rodas" segue no decorrer deste mês nas escolas municipais Leonel de Moura Brizola, Wanderley Quintino, Dolores Garcia, André Vinícius de Souza Gonçalves, Juventino da Silva Pacheco, Professora Sandra Maria de Oliveira Araújo Franco e Neiva Mariano.

A estudante do 7º ano, do Ciep Municipal Oscar Cordeiro (Parque Aeroporto), Verônica Lima dos Santos admitiu que ama leitura e a visita da biblioteca foi inesquecível. "Minha escola tem biblioteca própria, mas tive acesso a outros livros muito legais. Gostei muito", comenta.

O funcionamento do ônibus é elogiado por alunos e professores. No ônibus, os estudantes conhecem personagens e viajam em histórias que aguçam o imaginário e ajudam a mudar alguns costumes. É o caso do aluno André Samy Oliveira da Silva, 10 anos. Ele afirmou que se encontrou na leitura. "Não tinha o hábito de ler, mas depois que comecei, não quero parar. Acho legal a rede social, mas os livros são bem melhores", destacou.

A passagem da biblioteca pelas escolas municipais conta com a atuação de agentes de leitura da Secretaria de Educação. O ônibus, que visita escolas, instituições e eventos ligados à prefeitura, segue calendário agendado pela Coordenação de Referência à Leitura. Durante a visita, os profissionais realizam atividades especiais com os estudantes e emprestam livros aos professores para serem trabalhados nas salas de aula, no mesmo dia de funcionamento do ônibus. Em algumas ocasiões, o grupo HistoriArte se apresenta com contação de história.

- Visamos levar o gosto pela leitura e o mundo lúdico a todos os estudantes. Com a leitura de diversas obras, os educadores provocam nos alunos reflexão, imaginação e integração. O incentivo à leitura e o desenvolvimento de talentos são propostas da Biblioteca sobre Rodas que prioriza a magia da leitura - ressaltou a coordenadora do Programa de Referência à Leitura, Gisele Souza.

Biblioteca sobre Rodas - A concepção de criar um ônibus biblioteca é do escritor Mário de Andrade, que teve a iniciativa em 1936, para atender estudantes de diversas faixas etárias e foi equipado com placas indicativas, prateleiras específicas, balcão para leitura e material didático específicos para contação de histórias e rodas de leitura.

A sala da Coordenação de Referência à Leitura funciona na sala 219, na Secretaria de Educação, Rua Antero Perlingeiro, 402, Centro. Os interessados em agendar a visita do ônibus podem ligar para: 2796-1654.


Fotos Relacionadas