Bodyboard: começa nesta sexta a luta de Jéssica pelo título mundial.

03/12/2009 18:18:46 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Arquivo Secom

Macaense é patrocinada pelo Bolsa Atleta.

Nesta sexta-feira (4) será a vez da macaense Jéssica Becker, bodyboarder profissional, começar a sua luta pelo tão sonhado título mundial. A última etapa do tour, como é chamado o Circuito Mundial de Bodyboard começou na última terça-feira (1), nas Ilhas Canárias, na Espanha, mas até quinta-feira (3) apenas os homens entraram na água. Jéssica é patrocinada pela prefeitura de Macaé, através do programa Bolsa Atleta.

Jéssica, Top 3 do ranking mundial, tem à sua frente as atletas Eunate Aguirre, da Espanha e a também brasileira Neymara Carvalho. Jéssica está apenas 235 pontos atrás da líder do circuito, mas devido ao sistema de descartes adotado pelo Circuito Mundial a macaense não depende apenas de seus resultados.

O sistema de descartes faz parte da regra do bodyboard e é utilizado em todos os campeonatos da modalidade, seja municipal ou até mundial. O sistema contabiliza apenas um certo número de melhores resultados obtidos pelo atleta. Em um circuito de 10 etapas, são somados os seis melhores resultados de cada atleta para que seja definido o campeão. Porém, com a mudança do regulamento do circuito mundial em 2009, com a inclusão de etapas Grand Slan, são somados os 3 melhores resultados obtidos em Grand Slans e apenas os 2 melhores resultados das demais etapas. Sendo assim Jéssica descartou, por exemplo, a vitória conquistada em Búzios e soma para o ranking as vitórias da Espanha e Venezuela, além dos demais resultados nas etapas Grand Slan.

A situação da macaense - que já não era fácil - se tornou um pouco mais difícil. Para ser campeã mundial Jéssica, que também tem o patrocínio da Academia Life e pranchas Kung, precisa em primeiro lugar lutar para chegar à final da etapa. Mas a companhia de Neymara Carvalho, pois caso a capixaba chegue à final é declarada automaticamente campeã mundial de 2009, seu 5º titulo da carreira.

Se chegar à final, Jéssica precisa vencer a etapa de El Confital, Ilhas Canárias. Caso fique em segundo lugar, Jéssica ainda poderá ser campeã,apenas se as rivais Eunate e Neymara perderem nas quartas-de-final.

Entre os homens, o Brasil ainda têm Guilherme Tâmega na luta pelo título, em busca do seu heptacampeonato. GT, como é chamado, precisa vencer a etapa e torcer para que dois australianos percam nas semi-finais e que o havaiano Jeff Hubbard, líder do campeonato, não cheguem às quartas-de-final do evento.

A última etapa do circuito Mundial tem transmissão ao vivo pela internet através do site www.ibatour.com, vale lembrar que o fuso horário é de apenas duas horas, ou seja, as transmissões são inicias às 7 horas da manhã pelo horário de Brasília.