Bolsa Família: entrega de cartões termina nesta quinta

01/07/2009 16:24:05 - Jornalista: Ana Amélia Azevedo - estagiária

Foto: Kaná Manhães

Entrega é feita das 9h às 16h

Termina nesta quinta-feira (2) a entrega dos cartões para as famílias beneficiadas com o Programa Bolsa Família, de 9h às 16h no Ipiranga Futebol Clube, no Centro. A entrega é fruto de parceria entre o Governo Federal, Caixa Econômica Federal e prefeitura de Macaé. O programa beneficia famílias em estado de pobreza e extrema pobreza do município, com renda mensal de até R$ 137 por pessoa, e com filhos de até 17 anos.

Atualmente em Macaé, o programa atinge 8.017 crianças. Segundo a coordenadora do programa em Macaé, Ociléia Beata Mata, existem famílias que não foram buscar o cartão nem atualizaram seus dados. “É importante que quem fez o cadastro procure informações no posto de atendimento, porque pode ser um beneficiado e não sabe”, afirmou Ociléia, acrescentando que os cadastrados podem procurar informações no Posto de Atendimento, na Rua Francisco Portela número 456, no Centro, em frente ao Instituto Nacional de Segurança Social (INSS).

A coordenadora ressaltou que é fundamental que os dados sejam atualizados sempre que houver mudança de endereço, nascimento ou falecimento, mudança de escola e alteração de renda. Para fazer o cadastro é necessário identidade, CPF, título de eleitor (mesmo que seja de outro município), certidão de nascimento de todos os filhos, certidão de casamento, comprovante de residência, declaração da escola e telefone de contato. Após o cadastro, é agendada consulta com uma assistente social do programa.

- O principal objetivo é promover o desenvolvimento das famílias de modo que possam superar a situação de vulnerabilidade e pobreza existente hoje no município, proporcionando melhor qualidade de vida para essas famílias, disse o secretário de Assistência Social, Júlio César de Barros.

O Bolsa Família visa contribuir para que as famílias consigam romper o ciclo da pobreza entre as gerações. O programa está integrado à estratégia do Fome Zero, do Governo Federal, que visa assegurar o direito humano, de uma alimentação adequada, além de promover a segurança alimentar e nutricional, contribuindo para a erradicação da pobreza extrema.