Bolsa Universitária supera marca de 850 bolsistas

11/12/2007 14:30:29 - Jornalista: Equipe Secom

Nesta quarta-feira (12), 537 novos bolsistas ingressam no time de estudantes de cursos superior e técnico profissionalizante que pensam e querem ser grandes. O prefeito Riverton Mussi assina às 9h, no Teatro Municipal, a Ata Oficial do Programa Estuda Macaé, de bolsa de estudo da prefeitura, com os novos beneficiados, chegando a 856 bolsistas. A solenidade terá ainda o momento de homenagens, quando a secretaria Especial de Desenvolvimento Social e Humano (Semdsh) entregará o Certificado Quero Ser Grande aos bolsistas que melhor rendimento obtiveram por instituição de ensino, em 2007.

Responsável pelo Programa Estuda Macaé, a Semdsh instituiu o Certificado Quero Ser Grande com o objetivo de reconhecer os bolsistas que aproveitam a oportunidade de ter seus estudos pagos pela municipalidade, bem como motivar aos demais, para que se empenhem para igual reconhecimento. “Tivemos a grata satisfação de verificar que os alunos contemplados com bolsas de estudo estão de fato aplicados. Solicitamos às instituições de ensino relatório de rendimento dos bolsistas e as médias são interessantes”, disse o secretário Jorge Tavares Siqueira, Jorjão Siqueira, acrescentando que o Certificado Quero Ser Grande passará a ser uma prática por parte da municipalidade.

Atualmente, o Programa Estuda Macaé contempla 319 alunos regularmente matriculados em instituições privadas de ensino superior de graduação e em instituições de ensino técnico profissionalizante. Criado em 2006, o programa foi uma sugestão ao prefeito Riverton Mussi, do vereador Julio César de Barros, atual secretário Executivo da Infância e Juventude (Sinjuv) que, em sua plataforma de campanha tinha como proposta de trabalho solicitar ao Executivo a instituição do benefício. Segundo Julinho, o projeto de lei proposto por ele teve ajustes por parte do Executivo, sendo prontamente viabilizado, sendo hoje uma realidade que faz a diferença por uma parcela da população.

O Programa Estuda Macaé é uma iniciativa do poder público municipal que visa oportunizar acesso à capacitação profissional às pessoas que não possuem renda familiar suficiente para o custeio educacional. Com o novo lote de bolsistas a prefeitura chega à marca de 856 alunos beneficiados, já se estruturando para dar seguimento ao programa, a fim de contemplar cada ano mais estudantes. Os novos bolsistas já terão o pagamento da mensalidade, no valor de um salário mínimo, repassado às instituições de ensino neste mês dezembro.

Indo além

Os 537 novos bolsistas foram convidados a participar da assinatura da ata oficial do programa levando um brinquedo, que será destinado à doação das crianças assistidas pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras) da Nova Holanda e o Programa de Atenção Integral à Família (Paif) do Botafogo, que retomarão atividades, após revitalização, ainda neste fim de ano. Segundo a coordenadora de Programas e Projetos da Semdsh, Bárbara Monteiro, o Paif do Botafogo estará em plena ação no dia 17 de dezembro, às 8h, enquanto o Cras da Nova Holanda será no dia 27, no mesmo horário.