Brasil Offshore: Espaço S.A. vai lançar fórum permanente de discussão

11/05/2009 16:12:44 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Robson Maia

Reunião aconteceu nesta segunda

O Espaço Socioambiental (S.A.) que será realizado pela primeira vez na edição 2009 da Brasil Offshore vai promover o lançamento do fórum permanente de discussão sobre o tema. Em reunião nesta segunda-feira (11) promovida pela ONG Vida Sustentável, responsável pelo espaço na feira, participaram representantes da prefeitura e entidades do município.

Com uma apresentação inicial sobre o tema “Macaé: os desafios da sustentabilidade” foram discutidas formas de atuação durante o evento que vai acontecer entre os dias 16 e 19 de junho no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (o Macaé Centro).

- Por causa da crise econômica mundial e da gripe suína, a Offshore Technology Conference (OTC) 2009, realizada em Houston, Texas (EUA) na semana passada, contou com um público menor do que o esperado. Com isso, a Brasil Offshore ganha uma atenção e importância extra. O evento já têm confirmados a participação de 637 expositores e da participação de 40 países -, observou o presidente do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico (Fumdec), Francisco Navega.

O Espaço S.A. estará situado numa área de três mil metros quadrados do lado externo do Macaé Centro, com um balcão próprio de negócios, expositores e apresentação de projetos com a finalidade de estimular o diálogo e incentivar parcerias entre o setor privado e o terceiro setor. O espaço para a montagem do espaço foi cedido pela Reed Exibitions Alcântara Machado, organizadora da feira. Os melhores projetos e cases de sucesso na área de Sustentabilidade concorrerão ao Prêmio Vida Sustentável.

- Estamos devolvendo à atmosfera, em poucos séculos, uma quantidade de CO2 que a natureza demorou 150 milhões de anos para retirar e estocar embaixo da terra. Temos que usar os recursos que o crescimento e o desenvolvimento tem trazido para a melhoria da qualidade de vida das gerações futuras, com uma visão de planejamento de longo prazo em todas esferas da atividade humana -, argumentou um dos diretores da Ong, Robert Vámos.

Durante a feira, todos os resíduos serão classificados e reciclados, por meio de um programa de coleta seletiva de lixo.

- Nossa intenção é termos a prefeitura de Macaé como parceira por meio de suas diversas secretarias apresentando seus projetos na área social, cultural e ambiental objetivando o bem coletivo com melhoria na sustentabilidade -, ressalta o presidente da ONG, Paulo Moraes.

A meta é que a partir das discussões neste setor, surjam políticas públicas que promovam o desenvolvimento sustentável da região. A partir disso, a Ong pretende lançar a “Carta Brasil Offshore” com metas e princípios sustentáveis para a região. “Nosso objetivo é que 120 dias depois disso façamos a primeira reunião do fórum, completa Moraes.

- O público presente à Feira Brasil Offshore vai conhecer de perto a Empresa ‘Amigo do Planeta’ – um programa de sensibilização sobre aquecimento global que visa calcular as emissões de CO2 proveniente dos projetos de estandes das empresas expositoras da Brasil Offshore 2009 e ainda, o evento ‘Amigo do Planeta’ – que é o cálculo das emissões de CO2 proveniente da produção e realização do evento com objetivo de posterior neutralização, através do plantio de árvores no município, comenta Glenn.

Participaram da reunião o subsecretário de Trabalho e Renda, Marcos Crespo, o subsecretário de Comunicação Social, Fernando Marcelo Tavares, representantes da Associação Comercial e Industrial de Macaé (ACIM), do Macaé Convention & Visitors Bureau e da Ong Vida Sustentável.

Meio Ambiente em Arte

Está incluído também na grande mostra do programa Espaço S.A. – Socioambiental o projeto Meio Ambiente em Arte, um programa de educação ambiental que, através das artes visuais, reúne artistas renomados, nacionais e internacionais. “Este ano, o Meio Ambiente em Arte fará uma homenagem aos 100 anos de nascimento de Roberto Burle Marx, artista que dedicou toda sua vida a causa ambiental, através das suas obras ligadas à questão ambiental”, explica Moraes.