Brasil Offshore: maiores empresas de petróleo e gás do mundo estarão em Macaé

10/06/2009 15:07:24 - Jornalista: Catarina Brust*

Foto: Kaná Manhães

Montagem dos estandes já começou

Faltando menos de uma semana para a terceira maior feira de petróleo e gás do mundo – a Brasil Offshore – Macaé se prepara para receber milhares de visitantes que chegam à cidade para o evento. A prefeitura de Macaé intensifica ações em conjunto com diversas secretarias municipais para que toda a infraestrutura e logística da cidade esteja preparada para o evento que começa na próxima terça e vai até sexta-feira (16 a 19).

A quinta edição da Brasil Offshore – Feira e Conferência da Indústria Offshore de petróleo e gás teve um aumento de 18% no número de expositores em relação a edição de 2007. O evento reúne toda a cadeia produtiva de exploração e produção offshore, incluindo multinacionais, grandes, médias, pequenas e microempresas. Ao todo, 638 expositores estarão participando da feira. São 1300 marcas, representando 34 países, distribuídas em 31 mil metros quadrados de exposição.

Após a edição 2007 da Brasil Offshore, cinco grandes redes de hotéis se instalaram na cidade. “Administrar Macaé é um desafio a cada dia, por ser tão volátil quando se fala na área offshore. O município está preparado não só para abrigar grandes eventos como esse, como também para atrair novos investidores para a cidade. Como a feira é voltada para o empresário do setor de petróleo e gás, procuramos trazer o macaense para o evento. Seja oportunizando vagas de emprego, seja trazendo os estudantes da rede municipal de ensino para conhecerem o que é a Brasil Offshore”, ressalta o responsável pela coordenação do evento por parte da prefeitura e subsecretário de Governo, Fernando Amorim.

As secretarias municipais estão mobilizadas para a realização do evento. A secretaria de Serviços Públicos (Semusp) trabalha no recapeamento e melhoria dos acessos ao Macaé Centro, a secretaria de Mobilidade Urbana no reforço da sinalização e na coordenação do trânsito da cidade e a Saúde com ações de esclarecimento sobre a Gripe A (H1N1). Além de outras secretarias municipais que estarão, durante todo o evento, apresentando suas ações e projetos desenvolvidos.

Apesar da crise mundial em diversos setores da economia, o cenário da Bacia de Campos, de acordo com especialistas do setor, se apresenta promissor para os próximos anos. “Mais de 19 poços de petróleo foram descobertos na região e comunicados a Agência Nacional do Petróleo (ANP), mas que ainda não foram determinadas a sua produção. Isso nos leva a crer que ainda não atingimos o pico de produção, isso sem considerarmos o pré-sal que já está em andamento, com estudos sísmicos nos próximos anos pela Petrobras com possibilidades de mapeamento de novas descobertas -, observa o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Cliton Santos. A secretaria de Desenvolvimento Econômico será anfitriã do evento junto com o prefeito Riverton Mussi.

Segurança também é reforçada

O chefe do Planejamento de Operações do 12º Batalhão de Polícia Militar, capitão Nilton Neto, informou que o policiamento na cidade será reforçado durante o evento. No Macaé Centro será instalado um posto de comando com dois oficiais e 12 policiais militares e mais uma equipe do Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur) com agentes bilíngues. Quatro duplas de policiais à cavalo estarão fazendo o policiamento no entorno do Macaé Centro.

Em outros pontos de acesso ao Centro de Convenções a segurança será feita nos fechamentos das vias com mais quatro viaturas do Comando de Policiamento de Área (CPA). As viaturas ficarão estacionadas em pontos estratégicos dessas vias de acesso e motos farão a circulação entre esses pontos.

Foi encaminhado também pedido de intensificação de fiscalização ao Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV) para reforço nas Rodovias Estaduais e Federais de acesso a Macaé. A cabine instalada no bairro dos Cavaleiros ganhará reforço com mais duplas de Policiamento Ostensivo (P.O.).

A Brasil Offshore

Este ano a feira é organizada pela Reed Exhibition Alcântara Machado e conta com apoio da prefeitura de Macaé. Entre os países estreantes que participarão da Brasil Offshore, estão Trinidad Tobago, Eslovênia, Cingapura e Emirados Árabes. “O Brasil está em um momento muito positivo no mercado mundial de offshore e isso se reflete na feira”, declara o diretor da Brasil Offshore Eric Henderson.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), os investimentos previstos para o setor de petróleo e gás no país até 2013 chegam a US$ 195 bi, sendo a Petrobras responsável por 82% deste valor. O secretário Executivo do IBP, Álvaro Teixeira, ressalta que o setor deverá assumir um importante papel no desenvolvimento do Brasil graças às recentes descobertas do pré-sal.

O perfil do público presente à feira está entre os mais qualificados do setor. Diretores, presidentes, gerentes e supervisores somam 29% do público. Técnicos chegam a 37%. Para este ano, a previsão bastante conservadora, segundo Eric Henderson, é de 45 mil visitantes durante os quatro dias da feira.

OTC reconhece potencial brasileiro no mercado de offshore

Pela primeira vez, a OTC (Offshore Technology Conference) está presente na organização da Conferência Internacional “Brazil Offshore: The Next Frontier”. Por intermédio de uma parceria com o IBP, que desde 2001 organiza a Conferência, a OTC traz para a Brasil Offshore as palestras realizadas em sua última edição, ocorrida em maio deste ano.

Serão 48 trabalhos com foco específico no momento brasileiro. “A OTC reconhece a importância do Brasil como líder neste mercado de offshore. O país tem se destacado cada vez mais na OTC e essa parceria com o IBP permitiu concretizar o desejo de trazer para os brasileiros o que eles estão fazendo de melhor neste mercado”, ressalta Fernando Machado, da Petrobras e Program Chair da Conferência. A grade de palestras e as inscrições podem ser consultadas diretamente no site www.ibp.org.br.

Rodada de Negócios reunirá toda cadeia produtiva do setor

A Rodada de Negócios, que já acontece desde 2005 na Brasil Offshore, também tem novidades para esta edição. Além das tradicionais empresas âncoras que se reunirão com companhias fornecedoras, este ano é realizado também o 1º Encontro de Negócios (ENEG) da Brasil Offshore. A Rodada de Negócios acontece nos dias 17 e 18 de junho, das 14h às 18h.

O objetivo desses encontros é dar oportunidade às empresas de menor porte, cujos produtos não são demandados diretamente pelas grandes empresas, mas que integram a cadeia de suprimento do setor. “Desta forma, ampliamos as oportunidades de negócios entre as diversas empresas de diferentes portes da cadeia produtiva do ramo de petróleo. Inserimos neste mercado novas empresas, cadastradas no SEBRAE e qualificadas para atender a todos os compradores interessados em seus serviços”, explica Renato Regazzi, do Sebrae.

Bruno Musso, Superintendente da ONIP, ressalta que este ano as empresas participantes na Rodada de Negócios poderão ainda falar diretamente com a Petrobras sobre seu processo de cadastramento.

Quem estiver interessado em futuros financiamentos, terá também a chance de dar o primeiro passo através do contato com os profissionais do BNDES, para obter informações sobre cadastramento junto ao Finame.

Macaé, a “Oil Town” brasileira, sedia a feira desde 2001 por ser a principal base operacional para a exploração, perfuração e extração de mais de 80% de todo o petróleo do país. Seu PIB per capita é 30% maior do que a média nacional, concentra mais de 3500 empresas associadas à indústria de petróleo e ainda abriga a Unidade de Negócios da Bacia de Campos da Petrobras. A Brasil Offshore representa para Macaé uma excelente oportunidade de crescimentos e faturamento para a cidade, já que movimenta toda a economia do município.

Serviço:
Local: Macaecentro. Centro de exposições Jornalista Roberto Marinho
Rodovia Amaral Peixoto, km 170 - São José do Barreto – Macaé – RJ
Data: De 16 a 19 de junho de 2009
Horário: Das 14h às 21h
Acesso: Entrada gratuita para profissionais do setor munidos dos seguintes documentos: cópia do cartão de CNPJ ou cartão de visitas nominal e documento com foto.
Conferência Internacional: Abertura dia 16, às 16h. Dias 17 e 18 de junho, das 9h às 17h30.
Rodada de Negócios: Dias 17 e 18 de junho, das 14h às 18h.

* Colaborou Vanêssa Cunha

Audio

Entrevistado: Fernando Amorim Subsecretário de Governo
Reporter: Carlos Alberto Ticalo