Cadastro de artistas supera expectativa

27/03/2009 16:04:42 - Jornalista: Eloísa Seady

O cadastramento de artistas macaenses está surpreendendo a todos com o número de inscritos. O cadastro está sendo realizado prefeitura, através das coordenações da subsecretaria de Cultura - Dança, Música, Literatura, Artes Cênicas, Canto, Artesanato, Artes Plásticas e Áudio Visual. “A cultura macaense está sendo mapeada de forma segmentada, com objetivo de termos um raio X do nível de artistas que possuímos e também de suas necessidades e atividades” , salientou o subsecretário Ely Peron Frongilo.

O cadastramento está sendo feito na subsecretaria de Cultura, localizada no Centro Macaé de Cultura. Os músicos, grupos musicais e locais com música ao vivo, podem se cadastrar também solicitando o formulário através do email: macaemusica@hotmail.com. Já para os atores, técnicos, companhias de teatro e atividades circense o e-mail é artesmacae@gmail.com.

De acordo com o coordenador de Música, Lúcio Duval, o foco principal desse cadastramento é desenvolver um banco de dados dos artistas locais, para que posteriormente eles possam ser aproveitados em possíveis eventos promovidos pela subsecretaria como também para produtores. “Com a publicação desses dados, visamos oferecer uma ferramenta tanto de consulta para produtores culturais como de divulgação do trabalho dos artistas locais”, observa Duval.

Outro ponto abordado pelo coordenador de Artes Cênicas, Olavo Carneiro, é a importância de estreitar o relacionamento entre o artista e o produção cultural, facilitando a pesquisa direta do mercado. “A criação desse banco de dados é para difundir a produção cultural do município, através do canal de comunicação da prefeitura, permitindo que este seja alimentado pelo próprio grupo/artista, tornando-se um canal de pesquisa e de valorização da classe artística local”, salientou Olavo.

“Os bailarinos e companhias de dança não devem deixar de fazer esse cadastramento”, alerta Nika Gripp, coordenadora de Dança. Ela acrescenta que o banco de dados será fundamental para o futuro da cultura local. “Além de podermos planejar projetos de acordo com a demanda diagnosticada, poderemos contactá-los com mais facilidade. A classe de dança em Macaé é muito grande e talentosa, ela merece um olhar direcionado”, ressaltou.

- Estamos comprometidos em buscar soluções que atendam a demanda dos cantores e corais do município. Dar visibilidade à classe artística de Macaé é nosso principal objetivo, argumenta Jussara Pereira, coordenadora de canto, que afirma envolvimento total neste novo processo que a cultura de Macaé está vivendo.

Promover a união e o comprometimento dos artesãos de Macaé é um dos desafios da coordenadora Neide Santos Brito, que aponta o cadastramento como uma excelente forma de relacionamento entre esse grupo. “Esse banco de dados apontará as necessidades do artista como também direcionará o artesão e a matéria prima local, facilitando a criação de núcleos profissionalizantes no município”, comentou.