CadÚnico: 15 mil famílias cadastradas em Macaé

14/01/2010 16:20:00 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Kaná Manhães

Em Macaé, o cadastro é feito pela equipe da Secretaria de Assistência Social

Se em sua família a renda per capita é de meio salário mínimo, então você pode cadastrar-se no CadÚnico e beneficiar-se dos programas do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), do governo federal. Em Macaé, o cadastro é feito pela equipe da Secretaria de Assistência Social.

Os cadastramentos podem ser feitos no núcleo do Bolsa Família, que fica na Rua Francisco Portela 456, no Centro, ou nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), dos bairros Nova Holanda (Rua Jacinto Magriman Ferreres s/n), Aroeira (na entrada do Jardim Santo Antônio); no Botafogo (Rua Antonio Bichara Filho s/nº) ou Aeroporto, na Praça da Associação de Moradores (Ampra).

De acordo com a coordenadora do Bolsa Família e do CadÚnico, a assistente social Orciléa Baêta Motta, o idoso tem uma exceção que é o fato de poder ter uma renda de dois salários mínimos para poder cadastrar-se no CadÚnico e usufruir do passe interestadual do idoso.

Dentre as informações do CadÚnico, ela citou como exemplos a composição familiar, o endereço (a maioria vive em bairros periféricos e é composta por famílias em risco social), a escolaridade e a qualificação profissional.

- O programa Bolsa Família é executado pela secretaria de Assistência Social de Macaé e pertence ao MDS, do governo federal – salienta a coordenadora. Ela lembra que na sede do programa em Macaé são 15 funcionários atendendo cerca de 60 pessoas por dia, das 8h às 16h.

Além do Bolsa Família, o CadÚnico envolve o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Isenção de Taxa para Concurso Público Federal, Tarifa Social para Energia Elétrica, Passe Interestadual do Idoso, Pro Jovem e Minha Casa Minha Vida.

Curso de Capacitação

Com o objetivo de capacitar 30 funcionários – do Bolsa Família, das secretarias de Educação e Saúde e dos Cras e Programas de Saúde da Família – haverá curso na segunda-feira e na terça-feira, entre 8h e 17h, no Catan, na Avenida Agenor Caldas 646, Imbetiba.

- Eles serão capacitados para atuar na área operacional do programa. Em Macaé, há 7001 famílias de bairros como Malvinas, Nova Holanda, Barra de Macaé e outras cadastradas este mês – conclui a assistente social.