Câmara inaugura sede do Arquivo Público Municipal

18/06/2008 12:11:59 - Jornalista: Waleska Freire

A Câmara Municipal inaugurou nesta terça-feira (17), a sede do Arquivo Público Municipal, no Centro, na Rua Velho Campos, 700/1º andar. Durante o evento, o prefeito de Macaé, Riverton Mussi, e o presidente da Câmara Municipal, vereador Eduardo Cardoso, lançaram a proposta de um concurso de redação para atrair os estudantes e a elaboração de um livro sobre a história do município a fim de que seja usado como referência bibliográfica. Com a inauguração oficial, o espaço está aberto para visitação, pesquisas e consultas.

A presidente da comissão de recuperação do arquivo histórico, vereadora Marilena Garcia, entregou Moções de Aplausos para os funcionários mais antigos do arquivo, Manoel Olive e Francisco Almeida pela dedicação ao trabalho.

O prefeito Riverton Mussi destacou a importância do resgate da história do município por meio da conservação dos documentos históricos e da transformação de parte desse acervo em livro devido à carência de bibliografias sobre Macaé. “A inauguração deste espaço é uma vitória de todo munícipe que poderá usufruir e ter a seu alcance grande parte da história da cidade de Macaé”, disse Riverton.

O vereador Eduardo Cardoso lançou o desafio da realização do concurso. "Vamos trazer os estudantes para cá através do concurso de redação promovendo o costume do jovem em vir ao Arquivo", explicou Eduardo.

A vereadora Marilena Garcia agradeceu a todos os envolvidos no processo de higienização e restauração dos documentos não só de Macaé, mas também de parte da história dos três municípios - Quissamã, Carapebus e Conceição de Macabu - antigos distritos de Macaé. "O local ainda não é o ideal devido à escada que dificulta a acessibilidade para os deficientes físicos, no entanto não havia tempo hábil para esperar a construção de uma sede em virtude do estado de deteriorização dos documentos e essa era a opção disponível", explicou agradecendo ao empresário Júlio Caldas. A sede do arquivo funciona a partir de agora no prédio da imobiliária do empresário.

A arquivologista e historiadora Cléris Golzio informou que os interessados em fazer pesquisas podem agendar horários na secretaria da Câmara Municipal, onde um orientador estará à disposição para ajudar. A única restrição de uso é em relação ao acesso aos documentos administrativos jurídicos. O Arquivo funciona de segunda-feira à sexta-feira das 9h às 17h.

O funcionário mais antigo do arquivo, Francisco de Paula Almeida Pereira, um dos homenageados, a restauração do patrimônio histórico da Câmara Municipal é o primeiro passo para a organização da digitalização de todo o acervo do arquivo, formado por cerca de 30 mil documentos existentes desde 1840.

O diretor do Arquivo, Alexandre Jardim, informou que no próximo mês chegarão os primeiros livros que estão sendo restaurados pela equipe técnica da Universidade Federal de São João Del Rey, em Minas Gerais. Em fevereiro, 80 livros e três caixas de documentos da década de 1840, bastante danificados durante o armazenamento por mais de 30 anos no 4º andar do prédio do gabinete dos vereadores na Rua Télio Barreto, foram levados para o serviço de restauração da cidade mineira.

A cerimônia de inauguração foi aberta por uma apresentação de alunos do Conservatório de Música, da Fundação Macaé de Cultura. Estavam presentes: o secretário Executivo de Marketing e relações públicas, Décio Braga, o secretário Municipal Especial de Finanças, Cassius Ferraz, a presidente da Fundação Macaé de Cultura, Conceição de Maria, o vice-presidente da Câmara Municipal, George Jardim, e os vereadores Chico Machado, Paulo Antunes e Maxwell Vaz.