Câmara técnica de Turismo do Sana se reúne para discutir propostas

16/03/2009 16:26:48 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Arquivo Secom

Distrito serrano é um dos mais visitados do município

Criada na primeira reunião do Conselho Gestor da APA do Sana (Sanapa) no começo de fevereiro, a câmara técnica de Turismo se reuniu na última semana (12) para discutir propostas de planejamento emergencial para o sexto distrito serrano. O subsecretário de Turismo, Rosalvo Júnior, o coordenador de Defesa Civil, Eric Schueler, o engenheiro agrônomo da subsecretaria de Agricultura, Darlim Grativol, além de representantes do Legislativo, do Sanapa e da comunidade participaram da reunião.

- O objetivo principal dessa câmara técnica é discutir medidas emergenciais que possibilitem práticas de desenvolvimento sustentável para o Sana. Esta discussão segue o plano de governo do prefeito Riverton Mussi e do secretário de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer, Alex Moraes, que coloca a região serrana do município como principal roteiro de turismo de lazer e de aventura de Macaé. E, portanto, nada mais justo que buscar com a comunidade os pontos a serem alcançados para atingirmos essa meta, aproveitando o que já foi construído e trabalhar em cima das atuais necessidades, explicou Rosalvo Júnior.

Os objetivos específicos da câmara técnica são garantir a segurança de todos os que estiverem dentro da APA do Sana, seja visitando ou residindo; preservação da unidade de conservação; condições estruturais que garantam a boa convivência do homem com a natureza; investimento no embelezamento do local e garantia da sua identidade visual e cultural; proporcionar devido atendimento à sociedade e ao turista; promover a ordem e fomentar novas perspectivas nas áreas de esporte, lazer e atividades produtivas.

APA do Sana

A criação da APA do Sana teve como objetivos promover o desenvolvimento sustentável a partir dos recursos naturais, além de preservar e proteger a fauna, a flora e as belezas naturais, como as elevações rochosas, cachoeiras e vegetação, e ordenar o processo de ocupação. A APA é uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável dos Recursos Ambientais, e engloba toda a extensão do distrito, um total de 11,6 mil hectares.

Com aproximadamente 2.500 moradores, o Sana é o sexto distrito de Macaé. Possui cerca de 800 residências, das quais 300 estão no Arraial do Sana, o centro comercial do distrito. As outras casas estão espalhadas pelos bairros e localidades de Barra do Sana, Cabeceira do Sana, São Bento, Boa Sorte, Boa Alegria e Serro Frio.

A economia do distrito, antes baseada na agricultura, está aos poucos sendo voltada para o setor de turismo. O Sana tem hoje 22 campings, cerca de 15 hotéis e pousadas e um restaurante. O ecoturismo é a base da economia, junto com a agricultura. O maior desafio para o Sana é desenvolver o turismo sustentável, respeitando o meio ambiente, sua maior riqueza.

Considerado um santuário ecológico, com uma área de Mata Atlântica e dezenas de cachoeiras, o Sana está localizado em um vale cercado de montanhas de mais de mil metros de altura. A mata atlântica existente no Sana é do tipo secundária, e é no meio desta mata que brota a grande atração do lugar: as cachoeiras. Já se contaram mais de 15 cursos d´água a partir do Rio Sana. O Córrego Peito de Pombo é uma estreita faixa que forma um parque aquático natural. Suas cachoeiras e piscinas são as mais procuradas pelos turistas.