Câmeras do Moacyrzão serão testadas no jogo do Macaé contra o Vasco

03/03/2011 14:40:17 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Kaná Manhães

Com a implantação do Sistema de Monitoramento, estádio terá capacidade ampliada para receber mais torcedores

A implantação do sistema de monitoramento no Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo começou nesta quarta-feira (2), com vistoria técnica e a colocação de cabos para a instalação de seis câmeras. As imagens captadas em pontos estratégicos do Moacyrzão serão monitoradas pelo Centro de Operações (Cobat) do 32º Batalhão de Polícia Militar de Macaé. O primeiro teste será feito nesta sexta-feira (4) no jogo entre o Macaé Esporte e o Vasco da Gama, às 19h30m, partida válida pela Taça Rio.

Com a instalação das câmeras poderão ser vendidos mais do que os 10 mil ingressos disponíveis até agora, já que para público superior as câmeras de segurança são uma exigência do Estatuto do Torcedor. A capacidade será ampliada para 13.500 torcedores. O prefeito de Macaé, Riverton Mussi, anunciou que o estádio terá sua capacidade aumentada para 21 mil torcedores até agosto deste ano, com a ampliação das arquibancadas.

- Vamos já fazer um teste no jogo desta sexta-feira, para fazermos pequenos ajustes nas imagens e o treinamento do operador.
O sistema será submetido à vistoria da Federação de Futebol do estado do Rio de Janeiro (FFERJ) para ser liberado. Acreditamos que em até 15 dias tudo estará pronto para o Cláudio Moacyr receber os grandes times que disputam a Taça Rio -, explicou o coordenador do Gabinete de Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM-Macaé), tenente coronel Edimilson Jório.

Serão instaladas quatro câmeras no interior do estádio, cobrindo as arquibancadas e acessos, bares e banheiros. Duas câmeras serão externas, nas esquinas que circundam o Moacyrzão, com foco nas bilheterias.

Nova casa do futebol carioca

O Estádio Claudio Moacyr de Azevedo é a nova casa do futebol carioca e já é chamado carinhosamente pelos torcedores por Moacyrzão. O estádio foi palco do primeiro gol do jogador Ronaldinho Gaúcho, no Flamengo, pela Taça Guanabara, em fevereiro. Para marcar a data histórica, o prefeito Riverton Mussi, inaugurou uma placa no estádio em homenagem ao jogador.

Ronaldinho recebeu das mãos do prefeito uma réplica da placa, que ficará no hall da fama do estádio. Com os dizeres “Homenagem ao 1º gol do Ronaldinho Gaúcho com a camisa do Clube de Regatas do Flamengo em seu retorno ao futebol brasileiro, marcado contra o Boavista Sport Club, em 6 de fevereiro de 2011, no Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo”, a placa é assinada pelo prefeito, que é rubro-negro.

- Com as câmeras vamos aumentar a capacidade do estádio e poderemos receber mais torcedores, com todo o conforto e segurança. Além disso, estamos sempre fazendo obras de manutenção para que o Estádio receba bem a torcida em todas as partidas. Já faremos um teste com as câmeras nesta sexta-feira e com certeza dentro de mais alguns dias teremos a aprovação da FFERJ para receber mais torcedores nas partidas dos grandes times cariocas -,comentou o administrador do Cláudio Moacyr, Jocimar Gomes de Oliveira, o Boca.

A implantação das câmeras no estádio é a primeira etapa do Sistema de Monitoramento de Macaé, que compreende a instalação de mais 28 câmeras em pontos estratégicos do município. Todo o monitoramento será feito pelo Cobat do 32º BPM de Macaé, onde já estão instalados os monitores e todo o software de gerenciamento. A instalação do sistema é um dos projetos do convênio do Programa de Desenvolvimento Social de Macaé e Região (Prodesmar), firmado entre a prefeitura, Petrobras UO-BC e Secretaria de Estado de Planejamento do Governo do Rio de Janeiro.

Macaé terá ainda mais 20 câmeras de monitoramento em outros pontos do município e instalará o espaço físico para do GGIM-Macaé, com sala de monitoramento de crise, no antigo Hotel Ouro Negro, pelo convênio com o Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci) do Ministério da Justiça.O convênio do Prodesmar ainda inclui a integração da chamada 190 e instalação de GPSs nas viaturas da PM.