Caminhada em Comemoração ao Dia Mundial sem Tabaco

31/05/2011 16:40:49 - Jornalista: Lione Acácia - estagiária

Foto: Kaná Manhães

População recebeu informações sobre o perigo do tabaco

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Área Técnica de Prevenção e Controle do Tabagismo, realizou nesta terça-feira (31), caminhada pelas ruas do centro da cidade em comemoração ao Dia Mundial sem Tabaco. Na ação estavam presentes funcionários da Vigilância Sanitária, usuários do Centro de Atendimento Psicosocial (Caps) e pacientes atendidos pelo programa. O objetivo foi alertar a população sobre os problemas que o cigarro pode trazer e incentivar pessoas que queiram parar de fumar a buscar tratamento especializado.

O Dia Mundial sem Tabaco foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o intuito de sensibilizar o maior número possível de pessoas sobre os males causados pelo consumo do tabaco e seus derivados. Esta data é comemorada anualmente por todos os países que aderem à proposta de controle do tabagismo no mundo.

Para marcar o dia 31 de maio aqui em Macaé, um grupo de pessoas saiu do Caps ad Porto e seguiu pelas ruas do centro, até a Praça Veríssimo de Mello, onde o Coral Aspas se apresentou. Durante a caminhada, algumas pessoas foram abordadas e receberam panfletos com informações sobre o tabagismo

A responsável técnica pelo Programa de Controle do Tabagismo, Cláudia Magaldi, junto com sua equipe, realiza duas vezes no ano ações como essa. “Procuramos promover algo que chame atenção. Depois do evento muita gente procura pelo tratamento”, disse ela.

Atualmente, 150 pacientes são atendidos por mês. Inicialmente eles passam por três meses de tratamento contínuo, e continuam, com visitas mais espaçadas, por 15 meses. A incidência de recaída é de 30%, uma vez que antes do término do tratamento, alguns pacientes abandonam o tratamento.

O tabaco é uma mistura de aproximadamente 4.700 substâncias tóxicas, que podem causar inúmeras doenças. Segundo dados do Ministério da Saúde, 200 mil pessoas morrem por ano em consequência do hábito de fumar. Doenças cardiovasculares e respiratórias, como infarto, hipertensão arterial, bronquite e enfisema pulmonar, são exemplos de males causados a homens e mulheres que fumam.

Pesquisas apontam que o consumo de tabaco atinge, principalmente, a população de menor escolaridade e renda. As despesas com fumo são quase duas vezes maiores do que o despendido com educação.

Quem deseja parar de fumar pode procurar a Unidade de Tratamento do Tabagismo Caps ad Porto, na Rua Conde de Araruama, 569, Centro. A unidade oferece tratamentos individuais ou em grupo e conta com profissionais de enfermagem, fisioterapia, nutrição, pneumologia, psicologia e serviço social. Mais informações pelo telefone 2772-2317.


Fotos Relacionadas