Caminhão do Samba leva alegria às ruas de Macaé

03/12/2009 11:21:51 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Kaná Manhães

O caminhão do samba percorreu várias vias da cidade

As pessoas que estavam nas ruas ou em casa saudaram a passagem do caminhão do samba que percorreu várias vias da cidade nesta quarta-feira (2) – Dia Nacional do Samba. O trajeto começou pela Praça Washington Luiz, passou pela Barra de Macaé, percorreu ruas do Visconde de Araújo, até estacionar em frente ao Solar dos Mellos, que comemorava aniversário de fundação. Lá, o evento terminou com homenagens aos sambistas macaenses, emoção e, é claro, muito samba no pé.

Pelo segundo ano consecutivo, o caminhão de 22 metros, todo decorado e com uma roda de samba a bordo, percorreu as principais ruas da cidade. O evento contou com apoio da prefeitura, por meio do Fundo de Desenvolvimento Econômico (Fumdec) e da Fundação Macaé de Cultura, além da Liga Independente das Entidades Carnavalescas de Macaé(Liecam) e Sea Ambiental.

- Foi muito emocionante. Tanto durante o trajeto, em que o caminhão era saudado pelas pessoas na rua, quanto na chegada no Solar dos Mellos, onde pudemos homenagear os grandes sambistas macaenses. Muito mais do que comemorar o Dia Nacional do Samba, queremos manter o espírito do samba local, fomentar essa cultura e incentivar a sua prática -, ressalta um dos organizadores do evento, o ouvidor geral da prefeitura e presidente do Núcleo de Resistência dos Amigos do Samba Macaense (Nursam), Décio Braga

O Nursam é uma entidade que visa a profissionalização sem perder a raiz e o aprimoramento do samba, mantendo sempre contato com as raízes. O objetivo é fomentar em Macaé à indústria do samba para gerar empregos confeccionando: adereços, chapelarias, um universo de recursos para a população.

A roda de samba que animou o caminhão, contou com a participação do subsecretário de Acervo e Patrimônio Histórico, Ricardo Meirelles, um dos fundadores da Nursam, Élcio Pontes, do presidente da Liga Independente das Entidades Carnavalescas de Macaé (Liecam), representantes de escolas de samba e sambistas de Macaé.

Audio

Entrevistado: Décio Braga Presidente do Núcleo de Resistência dos Amigos do Samba Macaense e Ouvidor Geral
Reporter: Wilton Santos