Campanha arrecada material para acervo da biblioteca Jequitibá

23/06/2009 17:03:03 - Jornalista: Lourdes Acosta

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo iniciou nesta terça-feira (23), uma campanha que visa arrecadar livros, documentos e CDs para compor o acervo da Biblioteca Jequitibá, instalada na área administrativa do Parque Atalaia.

A iniciativa tem o objetivo de manter informações científicas ou históricas sobre a fauna e a flora regionais e ou nacionais para fins de pesquisa e ainda sobre a hidrografia do Parque Municipal Atalaia – uma Unidade de Conservação de categoria de proteção integral.

Os interessados em doar monografias, enciclopédias, dicionários, manuais ou ainda, documentos digitalizados e armazenados em CD, fitas, VHS, DVD, podem entregar na Semmaurb, localizada na Rua da Igualdade, 537, Imbetiba.

Segundo o secretário Maxwell Vaz, a campanha que se inicia não tem prazo de encerramento. Ele entende que a biblioteca Jequitibá vai beneficiar pesquisadores, estudantes e profissionais interessados em descobrir a biodiversidade regional (total de espécies da flora e da fauna encontradas em um ecossistema).

- Depois de composta, a biblioteca irá fornecer informações sobre a biodiversidade, uma das propriedades fundamentais da natureza, responsável pelo equilíbrio e estabilidade dos ecossistemas, e fonte de imenso potencial de uso econômico. A biodiversidade é a base das atividades agrícolas, pecuárias, pesqueiras e florestais e também, a base para a estratégica indústria da biotecnologia, analisou.

A meta é manter uma coleção de informações de quaisquer tipos, sejam escritas em folhas de papel (monografias, enciclopédias, dicionários, manuais, etc) ou ainda digitalizadas e armazenadas em outros tipos de materiais, tais como CD, fitas, VHS, DVD e bancos de dados acerca das belezas naturais, vegetação, córregos, cachoeiras, pássaros e borboletas, entre outros. Além disso, a Semmaurb receberá também revistas e jornais para colecionar e armazenar especialmente em uma hemeroteca.

O Parque Municipal do Atalaia fica localizado nos perímetros dos distritos de Cachoeiros de Macaé e Córrego do Ouro a 27 quilômetros do Centro de Macaé e é considerado uma referência regional para universidades realizarem pesquisa na área, gerando informações que serão compartilhadas em tempo real com a rede de ensino.