Campanha de homeopatia continua

11/08/2009 12:09:43 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Robson Maia

Campanha está sendo realizada no Terminal Central

A campanha de homeopatia para Gripe A, realizada pela secretaria de Saúde de Macaé prossegue esta semana. Nesta terça-feira (11), a equipe de enfermagem atua durante todo dia no Terminal Central fazendo a administração do medicamento e orientando a população sobre as formas de contágio e prevenção.

A secretaria de Saúde vem adotando medidas de proteção, para evitar a contaminação da população. As últimas ações foram com relação as gestantes, consideradas como grupo de risco pelas complicações causadas pela nova gripe.

- Além da recomendação de que as mesmas não atuem no atendimento ao público, seja das empresas públicas ou privadas, o solicitamos a suspensão de eventos que concentrem um grande número de pessoas. As gestantes da rede municipal de saúde foram afastadas de suas funções, desde o início do mês -, disse o secretário de Saúde, Eduardo Cardoso.

Ele acrescenta que além de evitar locais aglomerados e com pouca ventilação, a população deve manter os hábitos de higiene recomendados, como lavar sempre as mãos com água e sabão, e ao tossir ou espirrar utilizar lenço de papel. “Em caso de sintomas de gripe, como febre, tosse, dificuldades de respiratórias e dores no corpo, procure uma unidade de saúde mais próxima de sua residência”, alertou.

Homeopatia - Quanto à campanha de homeopatia, o secretário ressalta que essa é mais uma ação da prefeitura que tem como objetivo fortalecer o sistema imunológico da população e assim evitar as complicações da doença. “É importante lembrar que, o medicamento não é uma vacina e que as demais medidas dever continuar a fazer parte da rotina”.

A coordenadora de Saúde Coletiva, Laila Nunes, disse que na primeira semana de distribuição do medicamento, aproximadamente 40 mil pessoas receberam a dose do composto. “Como já atingimos um grande número de pessoas, a meta agora é descentralizar a administração do medicamento”, disse.