Campanha de Homeopatia Contra a Dengue supera expectativas

06/04/2009 11:26:46 - Jornalista: Francisco Barbosa - estagiário

Com 11.832 doses do medicamento homeopático, a segunda Campanha de Homeopatia Contra a Dengue do ano, que aconteceu no último sábado (4) em diversos pontos da cidade, superou os números da primeira, superando também as expectativas da secretaria de Saúde de Macaé (Semusa).

O trabalho, pioneiro no Estado do Rio de Janeiro, que utiliza a homeopatia no combate à dengue, foi adotado em 2007 e representou uma queda de 65% no número de casos positivos em 2008.
De acordo com Ivone Alves da Silva, responsável administrativa do Programa de Homeopatia, a distribuição do medicamento é importante para amenizar os sintomas da doença, no caso da contaminação.

- A população participou. Tivemos um número satisfatório e superior em quase mil ao da primeira campanha. O resultado é que os números de confirmações da dengue em Macaé estão diminuindo cada vez mais - ressaltou, afirmando que o medicamento estará disponível em todos os postos até o mês de junho.

O medicamento homeopático não é uma vacina, portanto, não imuniza contra a dengue, mas auxilia no controle dos sintomas, evitando agravações. A dose pode ser ingerida por pessoas de todas as idades e sexo, inclusive gestantes. Não há contra-indicações nem efeitos colaterais e pode ser tomado a cada seis meses.

Dengue - Um dos cuidados que pode ajudar no combate ao Aedes Aegypti é evitar água parada em latas, embalagens plásticas, pneus e vasos de plantas. Os principais sintomas da doença são febre alta, dor de cabeça, dor nos olhos, nos músculos e nas juntas, manchas avermelhadas por todo o corpo, falta de apetite e muita fraqueza.

A população conta com o Disque Dengue (22) 2762-0175, para fazer suas solicitações, denúncias e reclamações sobre o combate à Dengue. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.