Campeonato do Quarto de Milha movimenta Macaé no fim de semana

27/03/2009 17:34:26 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Miguel Filho

Laço de bezerro é uma das provas

Criadores e competidores de provas funcionais do cavalo Quarto de Milha do Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo vão se encontrar em Macaé, a partir desta sexta-feira (27) para a segunda etapa do Campeonato Estadual de Quarto de Milha 2008-2009. O evento, com entrada franca, acontece no Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha. O campeonato vai até domingo e tem apoio da prefeitura de Macaé.

Até agora o evento, já conta com 440 inscrições, ultrapassando a quantidade de inscritos na primeira etapa do campeonato. “A expectativa é que o evento conte com a participação de 150 cavalos da raça”, acredita Fred Mendonça, presidente da Associação de Criadores do Cavalo Quarto de Milha do Estado do Rio de Janeiro (RJQM), entidade que realiza o evento.

- Macaé já foi palco de outro campeonato da RJQM, a Copa Elite RJQM Macaé, em julho do ano passado, e foi um sucesso. Esperamos repetir este sucesso, com uma representatividade ainda maior de animais, já que trata-se de uma etapa estadual, avalia Fred, destacando o apoio da prefeitura na realização do campeonato.

O Parque de Exposições começou a receber os animais nesta sexta-feira. As provas começam sábado, às 8h. Também no sábado, às 14h, será realizado o sorteio de uma televisão de plasma entre os competidores. Entre as provas do campeonato estão Laço de Bezerro, Seis Balizas, Três Tambores, Cinco Tambores, Conformação, Provão de Laço em Dupla e Maneabilidade e Velocidade, divididas por categorias.

Todos os animais deverão portar o atestado de Anemia Infecciosa Eqüina, vacinação antigripe eqüina e Guia de Trânsito Animal (GTA). O campeonato é regido pelo regulamento da ABQM (Associação Brasileira de Quarto de Milha) e normas internas estabelecidas pela RJQM em seu Manual de Normas e Condutas
De Campos e Macaé estarão representantes em diversas modalidades, como Laço de Bezerro, Três Tambores e Seis Balizas, que irão mostrar as habilidades dos campistas e macaenses nas pistas de provas.

Mas o campeonato, de nível estadual, promete atrair muito visitantes de cidades vizinhas e de outros estados, como Espírito Santo e Minas Gerais. Além de adultos, os visitantes poderão conferir o desempenho de pequenos cavaleiros, nas categorias Mirim e Infantil nas provas de Três Tambores e Seis Balizas.

Uma das promessas desta etapa do estadual é o macaense Victor Meirelles, de apenas 14 anos. Ele estará participando de duas categorias – Jovem B e Principiante B, nas provas de Baliza e Tambores. Líder no ranking e destaque da revista especializada Quarto de Milha, Victor conquistou o primeiro lugar nas duas categorias na primeira etapa do Estadual, em Campos, e vai contar com o apoio da torcida macaense. “Estou treinando muito para esta etapa. Vou fazer o melhor possível”, disse Victor, que disputará aprova com o cavalo Peter, seu fiel escudeiro.

Como a entrada é gratuita, o evento é uma ótima opção, também, como lazer para as famílias. “O melhor dos eventos do Quarto de Milha é exatamente este ambiente familiar, onde podemos levar nossas esposas e filhos, sabendo que estaremos em um lugar onde existe respeito e amizade”, destaca o presidente.

De acordo com a Associação Brasileira de Criadores de Quarto de Milha (ABQM), o plantel da raça no Brasil é composto por mais de 309 mil animais registrados — até o início de 2007 —, com o valor aproximado de US$ 600 milhões, divididos entre 46,9 mil criadores e proprietários. Seus haras consomem cerca de 110 mil toneladas de ração/ano, que implica num investimento de aproximadamente US$ 19,5 milhões. A mão-de-obra empregada diretamente também é significativa, oferecendo 182 mil empregos diretos, uma média de quatro funcionários por criador ou proprietário, sem contar com os indiretos.