Canal da Antônio Curvelo Benjamim: concretagem já começou

13/11/2009 16:38:48 - Jornalista: Izabel Monteiro

Foto: Ana Chaffin

Equipes já concretaram 25 metros do fundo do canal

A prefeitura de Macaé já concretou 25 metros do fundo do canal da Rua Antônio Curvelo Benjamim, no Visconde de Araújo, e está com duas frentes de obras no local. O objetivo é agilizar a construção desse canal de drenagem, que vai ampliar a vazão das águas pluviais da região. As obras estão sendo feitas pelo Consórcio CBPO/Zadar, com a fiscalização da secretaria de Obras Públicas (Semop). A construção do canal é mais uma obra incluída na primeira fase do Programa Água Limpa, de macrodrenagem do município e ampliação do saneamento básico na cidade.

Segundo o engenheiro Edílson Ferreira, gerente de engenharia e produção do Consórcio CBPO/Zadar, a concretagem dos primeiros 25 metros do fundo canal aconteceu na quinta-feira (12), e que nesta sexta-feira (13,) continuam as escavações e retirada das manilhas antigas para dar prosseguimento às obras e fazer mais um trecho de 25 metros do fundo do canal, que é composto de peças pré-moldadas de três metros de comprimento por 1,25 metro de altura.

“Os 25 metros iniciais desse canal já estão prontos, faltando apenas a colocação da tampa, já que o canal da Antônio Curvelo Benjamim será coberto”, disse o engenheiro, colocando também a importância da abertura de mais um frente de trabalho no local, com equipe completa de trabalhadores, escavadeiras, caminhões, tudo com o objetivo de agilizar a obra e cumprir com o cronograma de entregar em janeiro o canal totalmente pronto. “São duas equipes trabalhando simultaneamente, para agilizar os trabalhos”, disse Edilson.

O engenheiro colocou ainda que as ações na rua têm sido acompanhadas pelos moradores, que vêm mostrando sua satisfação com a obra.

- São muitas pessoas residentes no local acompanhando as obras, procurando nossa equipe e demonstrando sua satisfação com as ações realizadas, destacando a importância do prefeito Riverton Mussi estar cumprindo com uma promessa de campanha em relação aos alagamentos naquela região. Isso nos gratifica, disse o engenheiro.

O canal está sendo montado com blocos pré-moldados, terá seis metros de largura, por 2,50 metros de altura e 250 metros de comprimento, começando na esquina da Antônio Curvelo com a Linha Vermelha e indo até a esquina da Avenida Evaldo Costa (Ayrton Senna), onde se unirá ao canal dessa rua, que será ampliado para a captação das águas pluviais dessa área.

O canal da Antônio Curvelo terá 170 peças pré-moldadas com 80 centímetros de base por 1,35m de altura. Essas peças vão consolidar o canal que vai se unir ao Canal da Fábio Franco, ampliando a vazão pluvial de toda aquela região, situada em cota mais baixa ao nível do mar, o que causa os constantes alagamentos.

Em relação ao Canal da Avenida Evaldo Costa (Ayrton Senna), o engenheiro do Consórcio CBPO/Zadar disse que as obras terão início em fevereiro. Ele colocou que todo o canal hoje existente nessa avenida será demolido, sendo construído outro igual ao da Antônio Curvelo Benjamim.

O secretário de Obras Públicas, Tadeu Campos, ressaltando mais uma vez a importância das obras do Programa Água Limpa para o município, lembra que as primeiras ações desse programa foram iniciadas naquela região onde os moradores sempre foram prejudicados pelos alagamentos, em época de chuvas.

- As obras de macrodrenagem do Programa Água Limpa, para ampliar a vazão das águas pluviais nessa região, vão contribuir com a drenagem das águas de chuva da Riviera, Costa do Sol, Visconde de Araújo, Campo d’Oeste e Maringá, onde os alagamentos sempre acontecem, trazendo problemas para os moradores. O prefeito tem solicitado das empresas responsáveis por essas obras, vencedoras da licitação, agilidade nessas ações, já que são obras prioritárias para o seu governo”, disse o secretário.

Programa Água Limpa

A prefeitura de Macaé iniciou, em 2006, uma série de estudos sobre as possíveis causas dos alagamentos que ocorrem em várias áreas da cidade. Esses estudos deram origem ao Programa Água Limpa, lançado pelo prefeito Riverton Mussi em 2008, com dois objetivos: a macrodrenagem dos município e a ampliação do saneamento básico.

A instalação de novas pontes pré-moldadas nas passagens de nível do Canal Fábio Franco, que estava estrangulado, prejudicando a passagem da água, causando constantes alagamentos de toda a região situada em nível mais baixo, e a construção dos canais de drenagem na Antônio Curvelo Benjamim e Avenida Evaldo Costa foram definidas como as primeiras ações desse programa direcionadas à macrodrenagem. Esse programa tem prazo de conclusão de quatro anos e nele a prefeitura está investindo quase 300 milhões de reais, com recursos do próprio município.

Ao mesmo tempo, a prefeitura iniciou a macrodrenagem do Novo Cavaleiros e a construção de Estações de Tratamento de Esgoto, como a do Mutum, já inaugurada, e a ETE do Lagomar, em fase final de construção, além de iniciar a recuperação de estações já existentes. Outras ETES serão construídas em todo o município.